Segurança Pública

Revista de segurança para entrar na Esplanada acabou por volta das 10h

Cidadãos que chegaram antes das 10h na Esplanada foram revistados pela PMDF na altura da Rodoviária do Plano Piloto. No momento, as equipes de segurança desfizeram o esquema

Rafaela Martins
postado em 01/01/2023 12:40 / atualizado em 01/01/2023 12:41
Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento -  (crédito: Crédito: Rafaela Martins/CB/DA press)
Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento - (crédito: Crédito: Rafaela Martins/CB/DA press)

Por volta das 9h, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) revistava todos os populares que chegavam à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O início da manhã deste domingo (1°/1) foi agitado no centro da capital do país.

Com objetivo de reforçar o esquema de segurança para a cerimônia, o Governo do Distrito Federal (GDF) limitou o acesso à Praça dos Três Poderes: 40 mil pessoas foram autorizadas a entrar. A chegada ao local só pode ser a pé e, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, todos passarão por revista dos policiais.

No local, o Correio apurou que a revista policial está ocorrendo somente nas mediações da Praça dos Três Poderes. Inicialmente, a corporação preparou o esquema de segurança próximo à rodoviária, mas o quantitativo de apoiadores e cidadãos se tornou inviável para a revista e passagem de detector de metais. Por volta das 10h, as vias que cortam o Eixo Monumental estavam liberadas para livre circulação de pedestres.

Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento
Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento (foto: Crédito: Rafaela Martins/CB/DA press)

Informações obtidas por populares revelam que a PMDF está revistando quem chega na Praça dos Três Poderes para acompanhar o presidente subindo a rampa do Palácio do Planalto. Outros locais da Esplanada não estão sendo monitorados. 

Promessa

Para que Brasília tenha eficácia no atendimento de ocorrências e na prestação de serviços no evento, a Secretaria de Segurança Pública montou uma Cidade da Segurança, na área do Museu Nacional. A estrutura dará apoio aos agentes durante a operação e funcionará como uma base das forças de segurança.

Além dos pontos de apoio para tropas especializadas, será instalado um posto de regulação médica, que funcionará de forma conjunta entre Samu e o Corpo de Bombeiros (CBMDF). Haverá, também, três pontos médicos. Ambulâncias de atendimento pré-hospitalar serão posicionadas ao longo da Esplanada.

  • Apoiadores foram revistados até as 10h, na Esplanada dos Ministérios Crédito: Samuel Calado/CB/DA press
  • Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento Crédito: Rafaela Martins/CB/DA press
  • Circulação de apoiadores para posse de Lula não tem revista da PMDF no momento Crédito: Rafaela Martins/CB/DA press

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE