Correio Debate

O machismo condiciona julgamentos na Justiça, segundo ministra do STM

Maria Elizabeth Rocha participou do seminário sobre feminicídio, promovido pelo Correio, e defendeu uma requalificação do direito para garantir uma sociedade mais democrática e humana

Naum Giló
postado em 07/03/2023 21:06 / atualizado em 07/03/2023 21:07
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

No painel "Qual é o papel da sociedade?", do seminário "Combate ao feminicídio: uma responsabilidade de todos", promovido pelo Correio na tarde desta terça-feira (7/2), a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, falou sobre o Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, que construiu junto ao Superior Tribunal de Justiça. "As forças de segurança ainda são redutos de masculinidade, já que as mulheres ainda são poucas e a integração delas dentro das forças é paulatina e gradativa. Mas questões de gênero têm aparecido com mais frequência do que se imagina”, constata a magistrada.

Ela conta que a Justiça, em geral, ainda olha a violência contra mulher com o olhar masculino. “Porque os nossos juízes, em sua maioria, são homens brancos, heterossexuais e de classes média e alta. Então, o direito humano ainda não é feminino, incluindo a execução de pena. No fim das contas, são os homens que fazem as regras sobre as nossas vidas, corpos, filhos e histórias”, diz a ministra, que falou da urgência de requalificar o direito, para que a sociedade seja, efetivamente, mais democrática e humana.

“O protocolo, do qual participei da elaboração, é fruto do amadurecimento do Poder Judiciário, que passou a reconhecer a influência das desigualdades históricas, sociais, culturais e políticas em uma sociedade que ainda é patriarcal e misógina”, esclarece. A painelista também reconheceu outras formas de opressão como transversais às problemáticas relacionadas às mulheres, como o racismo e a LGBTfobia.

Ela conta que o protocolo foi feito a partir de uma recomendação da Corte Interamericana de Direitos Humanos, a exemplo e semelhança do que ocorreu no México, Chile, Bolívia, Colômbia e Uruguai. “Infelizmente, as estatísticas dão conta de que os feminicídios têm aumentado de forma gradativa e volumosa na América Latina”, lamenta Maria Elizabeth. “É preciso que se robusteça o diálogo no que diz respeito às interseccionalidades múltiplas, porque não basta apenas analisar a violência sob o enfoque feminino. Os juízes precisam ter consciência de que as várias formas de opressão estruturais e estruturantes condicionam o julgamento e a jurisdição”.

Armas

Maria Elizabeth também falou sobre o armamento civil, o qual é “radicalmente contra”. “Uma sociedade armada é mais violenta e desprotegida”, analisa. Ela lembra que as autorizações para aquisição de armas de fogo passam pelo Exército. Já o judiciário apenas julga as irregularidades e ilegalidades descortinadas pelo Ministério Público e levadas à justiça. “Há muito falsidade ideológica e corrupção, sobretudo entre os colecionadores, atiradores desportistas e caçadores (CAC’s). Isso tem sido usado para pessoas que não têm o direito de ter uma arma. Cabe ao poder executivo fiscalizar, e o judiciário julgar penalizar.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias gratuitas no celular


O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:


 


Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE