Operação Hipócrates

Hacker é suspeito de revender aulas preparatórias para curso de medicina

Esquema criminoso extrai arquivos de aulas on-line de empresa e comercializa na internet por preços abaixo do praticado

Ellen Travassos
postado em 08/03/2023 09:08
 (crédito: Reprodução/Internet)
(crédito: Reprodução/Internet)

O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) e a Polícia Civil do DF (PCDF) deflagraram na terça-feira (7/3) a operação Hipócrates, em combate à pirataria de videoaulas de um curso preparatório para alunos que sejam cursar medicina. O principal suspeito de comandar o esquema é um hacker que mora no DF. Até a publicação desta matéria, ninguém havia sido indiciado.

Segundo as investigações, os criminosos extraem clandestinamente os arquivos das videoaulas da plataforma on-line de uma empresa especializada em cursos preparatórios para medicina. Em seguida, o conteúdo é comercializado via internet a preços muito abaixo do normalmente praticados. Os prejuízos estimados para a empresa são de R$ 117 milhões.

O suspeito de comandar a ação utilizaria operações financeiras em criptoativos para camuflar a autoria do crime e ocultar os ganho que consegue com a prática. A Justiça autorizou o acesso e a apreensão de carteiras de criptoativos, bem como o bloqueio de todos os ativos virtuais em corretoras/exchanges e a conversão em reais dos criptoativos na Stablecoin USD Coin (USDC). Além disso, foi permitida a transferência de ativos para o MPDFT e para a PCDF. 

Uma decisão judicial bloqueou todos os ativos virtuais eventualmente existentes na Corretora Binance e na Local Bitcoins, ambas ligadas ao suspeito.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE