Saúde

UPA de São Sebastião volta a oferecer atendimento pediátrico

A região foi selecionada devido ao alto volume de procura por essa especialidade. Estão escalados 12 dos 16 profissionais que compõem a equipe 24h da unidade. Outras unidades deverão passar pelo mesmo processo

Correio Braziliense
postado em 24/03/2023 17:35 / atualizado em 24/03/2023 17:35
 (crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
(crédito: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião voltou a oferecer atendimento pediátrico. A região foi selecionada por ter alto volume de procura por essa especialidade. Dos 16 profissionais da área que compõem a equipe 24h da unidade, 12 estão escalados. Outras quatro vagas ainda estão em fase de seleção de pessoal.

É previsto que o atendimento pediátrico funcione em período integral, com ao menos dois pediatras nas escalas de plantão. Na UPA de São Sebastião os profissionais são muito procurados por famílias em busca de ajuda para crianças com problemas respiratórios. Somente nessa última quinta-feira (23/3), foram 69 atendimentos para essa parcela do público.

Por determinação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), outras unidades também deverão estabelecer esse tipo de atendimento. A previsão é de que a próxima a receber pediatras seja a do Recanto das Emas, com a seleção de mais 16 profissionais.

Vírus respiratório

A alta na procura por pediatras na capital se deve a um período de sazonalidade de outono e inverno, em que há grande disseminação de vírus respiratórios que atingem crianças com menos de dois anos. Isso faz com que aumentem também os casos de asma e bronquiolite.

Em caso de problemas respiratórios em crianças, é recomendável que os pais busquem atendimento médico. Se houver também sonolência excessiva, recusa alimentar, alteração na pele ou de comportamento e febre persistente por mais de 72 horas, é preciso procurar um pronto-socorro.

Crianças que apresentarem sinais de alarme devem ficar em casa, em isolamento. Os pais também devem ficar atentos com o aumento da hidratação e intensificação na higiene nasal dos pequenos. Ainda é necessário dobrar os cuidados quanto aos uso de máscara, alimentação saudável, ingestão de líquidos e vacinação.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE