Imunização infantil

Saúde antecipa vacinação contra a gripe para crianças de 6 meses a 5 anos

Campanha vai começar nesta sexta-feira (31) em 21 creches, numa parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Imunizante ajudará a conter surto de doenças respiratórias. Crianças foram 61% dos casos graves no DF este ano. Confira locais

Correio Braziliense
postado em 30/03/2023 21:40 / atualizado em 30/03/2023 21:40
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai adiantar, para esta sexta-feira (31/3), o início da campanha de vacinação infantil contra a gripe (vírus influenza). As equipes de imunização vão a 21 creches para atender cerca de 216 mil crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias

Prevista para começar em 10 de abril, a vacinação foi antecipada por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias.

A orientação para as famílias é que as crianças estejam com um documento de identificação e o cartão de vacina. Os pais ou responsáveis devem assinar um termo de autorização e estarem presentes no momento da vacinação, que deve ocorrer no início do horário das aulas, a partir das 15h. Não serão vacinadas as crianças com sintomas de gripe.

No sábado (1º/4), haverá vacinação em espaços públicos e, a partir de segunda-feira (3/4), começará o atendimento na rede de unidades básicas de saúde. Os locais serão divulgados no site da Secretaria de Saúde.

“Os pais das crianças que não forem das creches atendidas nesta sexta-feira poderão levá-las para se vacinar no sábado e, a partir de segunda-feira, nas unidades básicas de saúde (UBSs). Também vamos prosseguir na parceria com a Secretaria de Educação”, detalha a chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVEP) da Região Sudoeste de Saúde, Kelly Coelho.

O Distrito Federal conta com 216.544 crianças nessa faixa etária.

Síndromes gripais

De acordo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da SES, até o início de março, 61,8% dos casos graves por vírus respiratórios foram registrados em crianças com menos de dois anos de idade. “O vírus influenza já está circulando aqui no DF e, com a vacinação desta faixa etária, evitaremos a forma grave e os óbitos pela doença”, explica a responsável técnica de doenças respiratórias da Divep, Bruna Camargos.

A vacina que será aplicada é do tipo trivalente, pois protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil. Após a vacinação, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. O tempo previsto de proteção vai de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, o que justifica a vacinação ocorrer anualmente.

Campanha de vacinação

A Secretaria de Saúde recebeu mais de 180 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde e iniciou a distribuição entre as sete regiões de saúde do DF. O objetivo é oferecer as vacinas para aplicação nas unidades básicas de saúde, creches e em ações externas, como em parques, praças, feiras, centros comerciais e outros espaços de grande circulação.

Em 10 de abril, será iniciada a campanha de vacinação para outros grupos: idosos com 60 anos e mais, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e povos indígenas.

Até o fim da campanha, o Distrito Federal receberá do Ministério da Saúde um total de 1.112.000 doses.

Creches com vacinação nesta sexta-feira (31/3)


– Pioneira: Vila Planalto
– Cruz de Malta: Asa Norte
– São Vicente de Paula: Cruzeiro Velho
– Instituto Nair Valadares (INAV): Riacho Fundo II
– CEPI Aroeira: Brazlândia
– CEPI Jandaia: Ceilândia
– CEPI Pequizeiro de Planaltina
– CEPI Flor de Lis: Sobradinho
– Escola Mundo Encantado: Itapoã
– Lar Padre Cícero: Taguatinga
– Creche Pica-Pau Branco: Samambaia
– CEPI Arara Canindé: Recanto das Emas
– Creche Tia Vilma: Gama
– Centro Educacional Doce Infância: Gama
– Centro de Convivência e Educação Infantil Nossa Senhora do Carmo: Gama
– Creche Ame Baby: Gama
– Instituto Social Pax: Gama
– Escola Ana Clara: Santa Maria
– CEPI Corujinha do Cerrado: Santa Maria
– CEPI Buriti: Santa Maria
– CEPI Angelins: Santa Maria

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE