EXPANSÃO

Recanto das Emas e Guará 2 terão novos bairros

Um polo de logística no Recanto das Emas, com espaço para moradias, vai facilitar a descarga de mercadorias que chegam à capital. No Guará 2, uma quadra residencial abrigará até oito mil pessoas, perto da EPIA

Por Naum Giló — A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) anunciou mais dois novos empreendimentos na capital: um polo de logística no Recanto das Emas e mais uma quadra residencial no Guará 2, a futura QE 60. A venda dos lotes dos dois empreendimentos está prevista para este ano, mas não há data definida. A notícia vem poucos dias depois de a agência divulgar um novo bairro de alto padrão na região do Jardim Botânico.

O Polo Logístico 2, no Recanto das Emas, será à beira da BR-060, que dá acesso à saída para Goiânia. O projeto, que compreende uma área de 160,54 hectares, com 97 lotes ao todo, contempla oferta de áreas para galpões, comércios e indústrias, além de espaço residencial com previsão de 10 mil unidades domiciliares em prédios para moradia e de uso misto. Destas, haverá percentual destinado às políticas de habitação de interesse social.

"Nesse eixo Brasília-Goiânia transita muita entrada e saída de material do DF. Os caminhões que chegam carregados vão ter galpões para fazer o transbordo da mercadoria. São materiais e equipamentos que entram no DF e que serão distribuídos para lojas", explica Izidio Santos Junior, presidente da Terracap.

No empreendimento do Recanto das Emas, não há previsão de nenhum lote exclusivamente residencial. No entanto, há 12 lotes que são mistos livres, que podem ter qualquer uso, inclusive para prédios de apartamentos, sem comércio obrigatório. Outros 16 podem ter apartamentos, mas com a obrigatoriedade de comércio no térreo. Mais 55 lotes podem contar com comércio, serviços, indústrias ou institucional; dois são lotes institucionais; um é para posto de combustível; e 11 são para equipamentos públicos comunitários.

Os terrenos do Polo Logístico 2 já estão registrados e em processo licitatório de obras, de acordo com a Terracap. O empreendimento tem por objetivo implementar as estratégias previstas no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT) para a zona econômica, delimitada pelo Polo Logístico Trecho 2, e para a área de oferta habitacional, na região conhecida como Vargem da Bênção.

A proposta também pretende dinamizar a circulação dos moradores de Samambaia e do Recantos das Emas, por meio da criação de uma via entre ambas as regiões administrativas. A primeira etapa do empreendimento foi aprovada pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).

Terracap -
Terracap -
Terracap -
Terracap -
Terracap -

Habitações

No Guará 2, a novidade é a nova quadra residencial que será localizada atrás do Setor de Postos e Motéis, nas proximidades da EPIA e do Parque Ecológico Ezechias Heringer. O projeto urbanístico da QE 60 oferta habitações em parcelamento multifuncional, compacto, com comércios, equipamentos públicos e praças distribuídas ao longo do território, além de oferecer área para habitações de interesse social.

"A área de habitações de interesse social será composta por blocos de apartamentos. A previsão é de que até oito mil pessoas passem a morar na nova quadra", antecipa Izidio. A QE 60 terá 107 lotes, sendo 79 para comercialização e 18 destinados à Codhab, o que permitirá a atração de novos empreendimentos imobiliários e a criação de empregos, segundo a Terracap. Outros 10 lotes são para equipamentos públicos. Ao todo, 28,24 hectares de área.

A quadra contará com duas avenidas comerciais, onde se concentrará o comércio do bairro, permitindo que os moradores acessem os serviços cotidianos a pé. 

Alto padrão

O Residencial Jacarandás é a primeira parte a ser comercializada pela Terracap do novo bairro que será erguido no Jardim Botânico, o Aldeias do Cerrado. O empreendimento, que foi anunciado em 18 de agosto, terá 4.390 lotes divididos em 15 condomínios fechados. A previsão é de que 20 mil pessoas morem na região futuramente.

"As áreas comuns já estão com obras adiantadas, com as principais vias asfaltadas, com meio-fio, e, em breve, começaremos as obras da infraestrutura interna dos condomínios. Quando estiver pronta, os compradores já poderão começar a construir", informa o presidente da Terracap.

Serão comercializados, por meio de licitação pública, 22 lotes no Residencial Jacarandás, com até 631m². Interessados podem recolher a caução até 30 de agosto. A licitação é no dia seguinte, 31. Conforme o informado pela Terracap, o novo bairro privilegia qualidade de vida aliada à harmonia com a natureza.