Alerta

1 em cada 4 moradores do DF já exagerou no consumo de bebidas alcoólicas

Dados da Secretaria de Saúde (SES-DF) correspondem ao período de 2019 e 2023 e colocam o DF no segundo lugar do ranking de ingestão excessiva por habitantes das capitais do Brasil

Uma em cada quatro pessoas residentes do Distrito Federal já apresentou consumo abusivo de bebidas alcoólicas entre 2019 e 2023, segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). Os dados preocupam especialistas e colocaram o DF na segunda posição do ranking nacional de ingestão excessiva por habitantes.

Segundo a SES-DF, Salvador é a capital brasileira com maior taxa de ingestão excessiva por habitantes, com 28,9%, ante os 25,7% da população distrital.

Entre 2016 e 2021 no DF, 3227 pessoas perderam a vida por causas atribuíveis ao álcool, uma taxa de 23,9 óbitos por 100 mil habitantes. A maioria das vítimas era do sexo masculino, alcançando 91% das mortes em 2021.

No mundo, o abuso excessivo de bebidas alcoólicas também preocupa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o álcool é a causa de mais de três milhões de mortes por ano em todo o mundo, correspondente a 5,3% do total de óbitos, uma dentre 20 ocorrências fatais.

Vale lembrar que para a OMS, dependência em drogas lícitas ou ilícitas é considerada uma doença e se trata de um problema de saúde pública.

Como buscar ajuda?

Em todo Brasil, existem opções de apoio e tratamentos gratuitos para dependentes de bebidas alcoólicas, como os Centros de Atenção Psicossocial — Álcool e Drogas (CAPS-AD), ambulatórios de hospitais públicos e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e grupos de mútua ajuda, como Alcoólicos Anônimos (A.A.).

Mais Lidas