paixão de cristo

Morro da Capelinha: Via Sacra tradicional do DF ocorre em dia de sol e calor

Diferentemente do que ocorre todos os anos, a edição deste ano tem céu aberto e calor. Fiéis se emocionam com a montagem realizada na tarde desta sexta-feira (29/3), em Planaltina. Em cena, 1,1 mil atores representam o calvário de Jesus Cristo

Público aguarda o momento da encenação da crucificação de Jesus Cristo -  (crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press)
Público aguarda o momento da encenação da crucificação de Jesus Cristo - (crédito: Carlos Vieira/CB/DA Press)
postado em 29/03/2024 18:38

A tradicional encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha reúne milhares de fiéis que prestigiam a montagem que representa os últimos momentos de Jesus de Nazaré antes da crucificação. Diferentemente do que ocorre em quase todos os anos, a tarde desta sexta-feira (29/3) foi ensolarada e de muito calor.

O público buscou de acomodar em locais sombreados e próximos à última estação da encenação, onde ocorre a crucificação e a ressurreição. Antes de chegar lá, é necessário enfrentar um percurso de mais de 900 metros de extensão morro acima. Em cena, 1,1 mil atores representam a Via Crucis do filho de Deus. Pontos de distribuição de água potável da Caesb garantem a hidratação dos fiéis.

A edição de 2024 é a primeira do estudante de enfermagem da Universidade de Brasilia (UnB) Ágape Câmara, 24 anos. "Estou achando maravilhoso. Quando a gente vê os atores interpretando é outra sensação", afirma. Para ele, a Semana Santa é um momento de autorreflexão. "E de lembrar o que Jesus fez por nós", completa.

Elizangela Afonso, 45, veio com toda a família. Ela sempre vem, mas essa é a primeira Via Sacra da netinha Mariana, de 7 meses. "Venho pela fé e pela tradição. Sou muito católica. Se não vir, falta algo espiritualmente. "Meu momento favorito é quando Jesus encontra com Maria, a mãe dele. É muito emocionante", revela a empresária.

Janierica Martins Vilar, 32, veio pela primeira vez sem o marido, que teve que trabalhar no feriado. Com ela, os pequenos Bernardo, 7, e Benjamim, 2, já aprendem a importância da tradicional encenação do Morro da Capelinha. "É um momento muito especial, de relembrar a trajetória de Cristo. E sempre trago os meninos, apesar de eles não entenderem bem ainda o que a Via Sacra significa", diz. O momento mais aguardado por ela é da crucificação, que deve ocorrer por volta das 19h30. "Vamos ver se O tempo se mantém firme até lá".

  • Ágape Câmara foi pela primeira vez ao Morro da Capelinha
    Ágape Câmara foi pela primeira vez ao Morro da Capelinha Carlos Vieira/CB/DA Press
  • Elizangela e família aproveitaram o feriado para conferir a Via Sacra
    Elizangela e família aproveitaram o feriado para conferir a Via Sacra Carlos Vieira/CB/DA Press
  • Janierica levou os filhos para conferir a Via Sacra
    Janierica levou os filhos para conferir a Via Sacra Carlos Vieira/CB/DA Press
  • Público aguarda o momento da encenação da crucificação de Jesus Cristo
    Público aguarda o momento da encenação da crucificação de Jesus Cristo Carlos Vieira/CB/DA Press
 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação