Dengue

Dengue: mais 11 tendas de acolhimento são criadas no DF

Os novos espaços funcionarão diariamente a partir da próxima semana, sendo três com atendimento 24 horas

Desde o início do ano, o DF já conta com nove tendas de hidratação
 -  (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)
Desde o início do ano, o DF já conta com nove tendas de hidratação - (crédito: Geovana Albuquerque/Agência Brasília)
postado em 29/03/2024 08:54

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), que foram instaladas mais 11 tendas de acolhimento a pacientes com sintomas da dengue. Os espaços começarão a funcionar a partir da próxima semana, somando, agora, 20 tendas na capital federal. Com atendimento diário, das 7h às 19h, as instalações possuem polos de hidratação e cuidados, proporcionando suporte contínuo aos usuários. Três das novas tendas terão atendimento 24 horas.

O nome da entidade responsável pela instalação foi divulgado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) do último dia 15. Com a escolha, mais quatro regiões de saúde serão contempladas: Central, Centro-Sul, Leste e Sul.

“A medida busca, principalmente, garantir maior acesso ao atendimento durante a epidemia de dengue, desafogando outras unidades da rede. Aos primeiros sintomas, as pessoas devem procurar por uma UBS [Unidade Básica de Saúde] ou pela tenda mais próxima”, afirma a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Sandra Araújo de França.

Cada tenda funcionará com uma equipe mínima, composta por um coordenador; três médicos, sendo um pediatra; um enfermeiro; dois técnicos de enfermagem; dois técnicos de laboratório; um especialista em laboratório (biomédico ou farmacêutico bioquímico); dois apoios administrativos; um farmacêutico; funcionários de limpeza e de segurança.

Assistência ampliada

Desde o início do ano, a pasta já conta com nove tendas de hidratação, espalhadas por várias regiões do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Como suporte à assistência nas UBSs, entre 20 de janeiro e 14 de março, os espaços atenderam mais de 63 mil pacientes, uma média de 1,2 mil por dia.

No mesmo período, as tendas que tiveram o maior movimento foram as de Samambaia (11,3 mil atendimentos), Ceilândia (10 mil) e Recanto das Emas (7,7 mil). Apesar disso, todas as outras regiões apresentaram números altos de demanda: Santa Maria (7,2 mil), São Sebastião (6,7 mil), Sol Nascente (5,8 mil), Brazlândia (5,5 mil), Estrutural (4,7 mil) e Sobradinho (3,7 mil).

“Somados às tendas já existentes, os novos pontos irão evitar que a população se desloque a um hospital para conseguir atendimento. Isso reflete em uma resposta mais rápida aos sintomas”, explica a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “Reforço ainda que todas as UBSs continuam a atender casos de dengue, com aumento das salas de hidratação”, diz. A rede ampliou o horário de atendimento de diversas unidades básicas, inclusive aos sábados e domingos.

Confira os horários de atendimento das tendas.

Com funcionamento 24h:
- Gama: estacionamento do hospital regional (HRG);
- Guará: em frente à UBS 1;
- Paranoá: estacionamento do Hospital da Região Leste.

Com funcionamento diário, das 7h às 19h:
- Plano Piloto: estacionamento do hospital regional (Hran);
- Vicente Pires: estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
- Varjão: atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1;
- Taguatinga: estacionamento do ambulatório do Hospital Regional (HRT);
- Planaltina: policlínica da região;
- Águas Claras: estacionamento da UBS 1 do Areal;
- Ceilândia: Estacionamento do Hospital Regional (HRC).

Ceilândia e Samambaia, que já contam com uma, também serão beneficiadas com mais um espaço de acolhimento, localizados nos estacionamentos dos hospitais regionais respectivos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação