Investigação

Criação clandestina de 57 porcos ameaça nascente na Estrutural

Sem licença ambiental, dono do chiqueiro despejava dejetos no solo às margens de nascente, sem condições sanitárias adequadas

 O chiqueiro funcionava sem licença ambiental e não cumpria com as normas de manejo sanitário e ambiental. -  (crédito: Divulgação (PMDF))
O chiqueiro funcionava sem licença ambiental e não cumpria com as normas de manejo sanitário e ambiental. - (crédito: Divulgação (PMDF))
Uma criação clandestina com 57 porcos foi flagrada operando de forma irregular às margens de uma nascente na Cidade Estrutural. O local funcionava sem licença ambiental e não cumpria nenhuma norma de manejo sanitário e ambiental. O dono do chiqueiro realizava o descarte de dejetos direto no solo, sem qualquer tipo de tratamento.
A situação foi identificada por policiais do Grupamento de Operações no Cerrado (GOC), do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que encontraram os animais em condições precárias. Os resíduos produzidos pelos suínos estavam sendo despejados a poucos metros de um curso d’água, o que resulta no risco de contaminação do solo e da água.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular<

Diante das irregularidades, foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 60 da Lei nº 9.605/98, que trata da realização de atividades potencialmente poluidoras sem autorização dos órgãos responsáveis. O indivíduo assinou um termo de compromisso e deverá responder judicialmente pelo ocorrido.

DC
postado em 25/06/2025 11:07
x