DOAÇÃO

Obra de Maria acolhe jovens lesados por agência de turismo

Comunidade católica se mobiliza para ajudar jovens brasileiros que foram vítimas de golpe ao tentarem participar do Jubileu da Juventude com o papa, em Roma

Os jovens lesados descobriram, no início deste mês, que as passagens aéreas, hospedagens e inscrições para o evento não haviam sido efetivadas pela agência de turismo contratada -  (crédito: Material cedido do Correio )
Os jovens lesados descobriram, no início deste mês, que as passagens aéreas, hospedagens e inscrições para o evento não haviam sido efetivadas pela agência de turismo contratada - (crédito: Material cedido do Correio )

A Comunidade Obra de Maria está mobilizada para ajudar cerca de 151 jovens de diferentes partes do Brasil que foram vítimas de um golpe envolvendo a compra de pacotes para o Jubileu da Juventude, que será realizado no fim de julho, em Roma, na Itália. O encontro com o papa é um dos principais eventos da Igreja Católica e ocorre a cada 25 anos, o que gerava ainda mais a expectativa nos peregrinos.

Os jovens lesados descobriram, no início deste mês, que as passagens aéreas, hospedagens e inscrições para o evento não haviam sido efetivadas pela agência de turismo contratada, frustrando anos de preparo e arrecadação de recursos. Foram afetados grupos do Distrito Federal, Rondônia, Amazonas e São Paulo.

No Distrito Federal, fiéis da Paróquia Santa Maria dos Pobres, no Paranoá, e das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo, em Taguatinga Sul, estão entre os prejudicados. Em Taguatinga, um grupo de 28 peregrinos da região ainda tenta garantir a participação no evento: sete conseguiram comprar passagens usando milhas ou promoções e agora precisam de hospedagem; os demais continuam arrecadando recursos com rifas, doações on-line e venda de doces.

Para ajudar o grupo, foi lançada uma vaquinha virtual e disponibilizada uma chave PIX para doações: Vakinha Online PIX: matheusomm@hotmail.com

Solidariedade e esperança

Diante da situação, a agência de peregrinações da Obra de Maria, que este ano organiza a ida de mais de 900 jovens ao Jubileu, decidiu acolher parte dos afetados em Brasília, Manaus e Porto Velho. O fundador da comunidade, Gilberto Barbosa, revelou estar articulando com parceiros hospedagem e passagens por um valor simbólico, em torno de R$ 8 mil, menos da metade do que muitos já haviam investido.

“Nosso carisma é voltado para os jovens. É muito triste ver esse sonho desfeito. Não tem como não ajudar se você pode”, disse Gilberto, emocionado. Ele destacou o trabalho de evangelização feito pelos jovens envolvidos, muitos deles ligados ao movimento do Neocatecumenato. “São jovens que levam outros jovens à fé. Esse encontro com o papa é mais do que uma viagem, é um marco espiritual.”

Além da ajuda financeira e logística, a Obra de Maria mobilizou missionários e voluntários para oferecer suporte psicológico e orientação pastoral aos peregrinos. O esforço é para que, mesmo diante do pouco tempo disponível, muitos consigam realizar o sonho de participar do Jubileu.

Histórico de apoio

Esta não é a primeira vez que a Obra de Maria age em solidariedade a grupos em dificuldades. Em março de 2023, a comunidade ajudou 46 peregrinos pernambucanos durante uma viagem a Israel, após descobrirem que a agência contratada não havia pago por transportes nem hospedagens. A comunidade conseguiu intervir, negociando diretamente com hotéis e empresas para garantir a continuidade da viagem.

"Com fé e ação concreta, a Obra de Maria reafirma seu compromisso de acolher e servir, transformando a dor em esperança. Como dizia Dom Helder Câmara: ‘Sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas sonhar junto se torna realidade’. Ainda dá tempo de fazer esse sonho acontecer”, conclui Gilberto.



  • Google Discover Icon
postado em 10/07/2025 19:28 / atualizado em 10/07/2025 19:36
x