SEGURANÇA

Levantamento atualizado mostra que DF tem 41 mil armas nas mãos de CACs

Dados foram divulgados nesta terça-feira (15/7) pela Polícia Federal, que assumiu a fiscalização dos CACs em 1º de julho

DF tem 41 mil armas nas mãos de CACs -  (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)
DF tem 41 mil armas nas mãos de CACs - (crédito: Joédson Alves/Agência Brasil)

Um total de 41.624 armas estão nas mãos de Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores (CACs) no Distrito Federal. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15/7) pela Polícia Federal (PF), que assumiu a fiscalização dos CACs no último 1º de julho. O painel divulgado mostra ainda que há um total de 29.838 certificados de registro.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

As informações têm origem na base de dados fornecida pelo Exército Brasileiro, que era responsável pela fiscalização até 30 de junho. A PF assumiu a gestão dos processos com a promessa de mais rigor e transparência no controle. 

A diferença entre a quantidade de certificados e a quantidade de armas se dá porque é possível que um cidadão tenha mais de uma arma registrada em um mesmo certificado. Do total de armas nas mãos de CACs, 18.621 delas são de uso permitido e 23.003 são de uso restrito.

Anteriormente, os armamentos de uso restrito eram somente para forças armadas e forças de segurança, mas o Decreto 11.615/2023 definiu que armas de uso restrito são para utilização das forças de segurança e CACs. Entre elas, armas automáticas e fuzis. Dos certificados registrados, em 463 certificados, o usuário consta como caçador, em 936, como colecionador e em 29.658, o registro está como atirador desportivo. 

  • Google Discover Icon
postado em 15/07/2025 18:07 / atualizado em 15/07/2025 18:07
x