TRABALHO

Encontro vai debater inserção de mulheres negras no mercado de trabalho

Realizado durante o Festival Latinidades, o 2º Encontro Nacional da Rede MultiAtores MUDE com Elas reúne lideranças para debater trabalho digno e políticas públicas para jovens mulheres negras

Encontro vai debater estratégias de inserção de mulheres negras no mercado de trabalho -  (crédito: Divulgação)
Encontro vai debater estratégias de inserção de mulheres negras no mercado de trabalho - (crédito: Divulgação)

No próximo dia 24 de julho, representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e setor privado se reunirão para debater estratégias de enfrentamento às desigualdades e desafios enfrentados por mulheres negras no mercado de trabalho. O 2º Encontro Nacional da Rede MultiAtores MUDE com Elas acontecerá no Museu da República durante o Festival Latinidades. 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Segundo dados do CEERT via rede MUDE com Elas, a taxa de desemprego entre jovens mulheres negras é de 16% e a informalidade é de mais de 40%.

Realizado no Auditório 2 do Festival Latinidades, no Museu Nacional da República, o Encontro será uma oportunidade de escuta, articulação e construção coletiva de soluções. “O protagonismo das jovens negras ativistas, somado à força deste Encontro Nacional, é essencial para ampliar o debate público sobre trabalho digno”, afirma Andréia Alves, assessora do projeto MUDE com Elas.

A programação inclui painéis sobre políticas públicas de cuidado, aprendizagem, justiça climática e canais de denúncia de violações no trabalho, além de intervenções artísticas e visitas institucionais. Shirley Santos, do CEERT, ressalta: “É necessário garantir a participação ativa das jovens negras na construção de alternativas diante dos múltiplos contextos de crise que vivemos.”

Com articulação da Marcha das Mulheres Negras e apoio do Festival Latinidades, o evento reforça o simbolismo do mês de julho e do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Brasília, por sua centralidade política, potencializa a visibilidade das pautas das juventudes negras.

A Rede MultiAtores MUDE com Elas reúne organizações como Oxfam Brasil, Instituto Pólis, Plan Internacional Brasil e Fundação Volkswagen. Para Angela Schwengber, da Terre des Hommes Alemanha, “a articulação em rede, com escuta e diversidade de pontos de vista, é essencial para enfrentar os desafios impostos às jovens negras no mundo do trabalho”.

Serviço

2º Encontro Nacional da Rede MultiAtores: Jovens Mulheres Negras e os Desafios do Trabalho Digno
Data: 24 de julho de 2025 – das 9h às 17h30
Endereço: Museu Nacional da República – Auditório 2 do Festival Latinidades, Setor Cultural Sul, Brasília/DF
Inscrições gratuitas para membros da rede multiatores
Mais informações: www.mudecomelas.org.br

 

  • Google Discover Icon
postado em 17/07/2025 14:19
x