A governadora em exercício, Celina Leão, juntamente com o Secretário de mobilidade, Zeno Gonçalves, estiveram presentes na parada de ônibus do Palácio do Buriti, na manhã desta quinta feira (10/7). O objetivo do encontro foi realizar testes de QR codes colados nos pontos, que permitem que o usuário veja o horário que o veículo passará. O período de testes começou hoje e está disponível em 10 paradas no centro de Brasília.
Celina Leão, afirmou que os QR Codes instalados nas paradas de ônibus vão facilitar o acesso da população às informações do transporte público, sem necessidade de baixar aplicativos. “A ideia é que o cidadão tenha acesso ao horário que os ônibus passam e às linhas disponíveis diretamente pelo celular”, explicou.
Segundo ela, toda a frota do DF já conta com GPS, o que permite a atualização em tempo real. “O cidadão vai saber que horas os ônibus passam, quais são as linhas, e também poderá nos dar um feedback se isso não estiver acontecendo no horário previsto”, afirmou. A governadora anunciou ainda o lançamento de um aplicativo entre julho e agosto para que a população possa relatar problemas com o serviço.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Essa é mais uma ação do DF no Ponto, projeto que visa facilitar e melhorar a vida dos usuários de transporte público do Distrito Federal. O modo de usar é fácil: basta apontar a câmera do celular para a placa, ler o QR code colado nas paradas e observar o horário que o ônibus escolhido chegará ao local. Com essa iniciativa, os passageiros não precisam baixar aplicativos para visualizar a chegada dos ônibus, apenas portar um eletrônico que escaneie QR codes.
“Nosso objetivo é dar autonomia ao usuário, para que ele saiba exatamente onde está o ônibus e possa programar sua viagem com precisão”, afirmou o Secretário de Transportes e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, sobre a instalação de QR Codes nas paradas de ônibus.
Segundo o secretário, os dados de localização dos ônibus são atualizados dinamicamente conforme o tráfego e possíveis imprevistos nas vias, e o sistema depende de conexão com a internet para funcionar. A expectativa é que, após o período de testes, os QR Codes sejam instalados em todos os abrigos do Distrito Federal, de Planaltina ao Gama. “O transporte precisa estar a tempo e a hora para atender o cidadão. Essa tecnologia é um passo importante para isso”, completou.
