árvore

Novacap derruba árvore com mais de 30 anos na Octogonal

A população reclama que não foi notificado de que as árvores seriam retiradas do local. Novacap informou que a espécie é invasora e será substituída por árvores nativas

Moradores da Área Especial 3/8, na Octogonal, foram surpreendidos, na manhã desta sexta-feira (11/7), por uma empresa terceirizada da Novacap que retirou duas árvores na região. Segundo os moradores, uma delas tinha mais de 30 anos.

O professor Zaldo Borges disse que a comunidade criou um cinturão verde em torno da Octogonal, mas que as árvores estão sendo removidas sem diálogo prévio. “Tivemos um ipê dá época da inauguração do Skate Park na Octogonal e ele simplesmente sumiu”, contou. 

“Nos sentimos indignados, porque estamos perdendo áreas verdes para o asfalto. Isso aquece ainda mais o planeta, a cidade e faz com que essa secura, tão característica de Brasília, se agrave. Esse alerta é para dizer que queremos uma cidade diferente, onde somos escutados, e não queremos que o governo tome ações dentro da nossa comunidade sem nos notificar”, desabafou o professor.

Leonardo Rodrigues/CB/DA Press - O professor Zaldo Borges disse que a comunidade criou um cinturão verde em torno da Octogonal, mas que as árvores estão sendo removidas sem diálogo prévio

A Novacap informou, em nota, que realizou a retirada de quatro árvores da espécie Leucaena leucocephala (leucena) entre as quadras 7/8 da Octogonal. "A leucena é uma espécie exótica, classificada como invasora, e não recomendada para áreas de arborização urbana por causar perda de biodiversidade e competir com espécies nativas. O objetivo é promover a recuperação ambiental com espécies nativas e adequadas ao ambiente urbano", explicou a companhia.

*Estagiário sob a supervisão de Eduardo Pinho

Mais Lidas