Feira do Guará

Associações têm até segunda-feira (11/8) para entrar em acordo

Ficou definido que a Ascofeg, atual gestora da feira, e a Asfeg, entidade criada pelo GDF, devem se unir em uma chapa única. Do contrário, será feita uma nova eleição, na qual os feirantes adimplentes escolherão a associação que assumirá a administração

Se não houver acordo entre as associações, será feita uma nova eleição, na qual os feirantes adimplentes escolherão a entidade que assumirá a administração da feira -  (crédito: Feira do Guará)
Se não houver acordo entre as associações, será feita uma nova eleição, na qual os feirantes adimplentes escolherão a entidade que assumirá a administração da feira - (crédito: Feira do Guará)

O imbróglio envolvendo a administração da Feira do Guará pode ter uma solução em breve. Na tarde desta segunda-feira (4/8), o secretário de governo, José Humberto Pires, se reuniu com representantes da atual entidade representativa da feira, a Associação dos Comerciantes e Feirantes da Feira do Guará (Ascofeg), e da Associação dos Feirantes da Feira do Guará (Asfeg) para resolver a questão.

Ficou definido que as duas entidades devem se unir em uma chapa única e, caso não entrem em um acordo, será feita uma nova eleição, na qual os feirantes adimplentes escolherão a associação que assumirá a administração. O prazo para o entendimento ou a definição do pleito termina na próxima segunda-feira (11/8).

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Em 30 de julho, a Administração Regional do Guará enviou uma notificação à Ascofeg determinando a desocupação integral do espaço localizado no mezanino da feira em cinco dias corridos, prazo que terminaria nesta segunda-feira (4/8). O GDF criou a Asfeg para ser a nova administradora da feira. A razão da troca seria falta de prestações de contas, transparência e conflitos internos. 

Para resolver a questão, uma reunião foi agendada com o secretário de governo do GDF; o administrador do Guará, Artur Nogueira; e representantes da Asfeg e Ascofeg. Segundo a associação, todas as contas são aprovadas, registradas em cartório e reconhecidas pela Justiça.

A entidade tem aproximadamente R$ 3,8 milhões em taxas atrasadas a receber e uma dívida de quase R$ 1,5 milhão, entre INSS e direitos trabalhistas. A associação alega que está sem gerente de feira e, por isso, os inadimplentes ficam sem punição, comprometendo o funcionamento do local, e que a responsabilidade de indicação do gerente é do GDF. De acordo com a Ascofeg, será convocada uma assembleia em breve para tratar do assunto.

 

 

 

asfeg e ascofeg

sec de governo

definido que ou eles unem e fazem uma chapa só ou segunda feira reúne e vai ter uma nova eleição

prazo de uma semana para se organizarem

ou formam uma única chapa ou cada um apreenta nova chapa e terá uma nova eleição

feirantes adimplentes e os que estiverem em con

 

  • Google Discover Icon
postado em 04/08/2025 19:17 / atualizado em 04/08/2025 20:15
x