EMPREENDEDORISMO

Espaço Cidadania Criativa é reinaugurado na Galeria dos Estados

Loja colaborativa oferece oportunidade para 350 mulheres exporem e venderem seus produtos, entre eles, roupas de crochê, acessórios e artesanato

Local tem a proposta de oferecer um espaço de promoção ao empreenderorismo -  (crédito: Jhonatan Vieira/Ascom/Sejus)
Local tem a proposta de oferecer um espaço de promoção ao empreenderorismo - (crédito: Jhonatan Vieira/Ascom/Sejus)

Por Ana Carolina Alli* — Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), o Espaço Cidadania Criativa abriga os trabalhos de 350 mulheres do Banco de Talentos, que expõem e vendem suas mercadorias. Entre os produtos, estão roupas de crochê, acessórios e itens de artesanato.

A loja, reinaugurada na quinta-feira (21/8), tem a proposta de oferecer um espaço de promoção ao empreenderorismo. O Banco de Talentos é parte do programa Direito Delas, conduzido pela Subsecretaria de Apoio à Vítima de Violência (Subav).

Espaço Cidadania Criativa
Loja foi reinaugurada na quinta-feira (21/8) (foto: Jhonatan Vieira/Ascom/Sejus)

A iniciativa promove capacitação profissional por meio de cursos de culinária, crochê, artesanato e tricô, como forma de incentivar a autonomia financeira das participantes. As mentoras das oficinas são mulheres que já passaram pelo programa, e agora compartilham seus conhecimentos, aprendizados e experiências com outras mulheres.

Programa

O programa Direito Delas foi criado em 2023, e é desenvolvido pela Sejus-DF. Ele atende idosos, adolescentes de 7 a 14 anos, mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência doméstica. O programa oferece assistência psicológica, jurídica e social, e está presente em 11 núcleos espalhados pelo Distrito Federal. 

*Estagiária sob a supervisão de Malcia Afonso

 

  • Google Discover Icon
postado em 26/08/2025 19:22
x