
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) criou um Comitê Gestor do Sistema Distrital de Avaliação de Risco para aprimorar a prevenção à violência doméstica e ao feminicídio. O grupo vai integrar diferentes órgãos do governo e padronizar ações para identificar e reduzir situações de perigo.
Entre as principais funções está a aplicação correta do Formulário Nacional de Avaliação de Risco, previsto na resolução conjunta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ajuda autoridades a detectar casos de violência de gênero. O comitê também vai propor melhorias na coleta e análise de dados, além de monitorar os resultados do sistema para orientar novas políticas públicas.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O grupo será formado por representantes da Secretaria da Mulher, Secretaria de Justiça e Cidadania, Desenvolvimento Social do DF, Saúde, Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Entre as atribuições, estão a padronização dos procedimentos para a aplicação, monitoramento e revisão do formulário, sugestões de estratégias de capacitação contínua dos profissionais da rede de proteção e o desenvolvimento de mecanismos que facilitem a troca de informações entre os órgãos envolvidos.
Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF