
Em ação conjunta da Vigilância Sanitária do Distrito Federal e da Polícia Militar (PMDF), cerca de duas toneladas de alimentos vencidos foram apreendidos no Riacho Fundo I e II. A operação se deu após uma denúncia anônima registrada na Ouvidoria Participa DF. Entre os itens estão alimentos perecíveis e não perecíveis, itens de limpeza e higiene pessoal, que eram vendidos em grupos de redes sociais a preços muito abaixo do mercado.
Segundo a Vigilância Sanitária, além de vencidos, os itens eram armazenados de forma inadequada, caracterizando comércio clandestino. Alimentos que exigem refrigeração, como laticínios, estavam expostos em temperatura ambiente. Bebidas alcoólicas também foram apreendidas. A operação ocorreu na quinta-feira (23/10) e na última sexta-feira (24/10).
Márcia Olivé, diretora da Vigilância Sanitária do DF, alertou para os riscos do consumo de produtos fora do prazo. “Orientamos a população a não consumir produtos com data de validade expirados porque a partir do momento que o produto vence o fabricante não garante mais a qualidade e a segurança do mesmo, oferecendo assim um potencial risco à saúde de quem os consome”, recomendou.
A diretora destacou, ainda, que locais de comércio irregular costumam não seguir as boas práticas de higiene, organização e armazenamento adequado dos produtos. Nesse sentido, as ações de fiscalização visam justamente proteger a saúde pública e coibir práticas que ameaçam a segurança alimentar da população.
O responsável pelo local foi autuado e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. A expectativa é que as operações continuem em outras regiões do DF.
Riacho Fundo I
Na Quadra Norte (QN) 16 do Riacho Fundo I, na última sexta-feira (24/10), um outro estabelecimento foi interditado por vender produtos vencidos e impróprios para o consumo humano.
Durante a operação, foi constatado que o local tinha, aproximadamente, uma tonelada de alimentos fora da validade, configurando crime contra as relações de consumo. O responsável pela loja, e todo o material irregular foi apreendido.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Cidades DF
Cidades DF
Cidades DF