OCUPAÇÃO

Famílias fizeram acordo para desocupar hotel em Taguatinga

A operação de desocupação do Hotel Colorado teve início pela manhã desta quinta-feira (30/10) por conta de uma ordem judicial de reintegração de posse

Antigo hotel em Taguatinga passa por operação de reintegração de posse -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Antigo hotel em Taguatinga passa por operação de reintegração de posse - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A coordenadora do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas no Distrito Federal, Milena Martins, afirma que as famílias que ocupavam o antigo Hotel Colorado — alvo de reintegração de posse na manhã desta quinta-feira (30/10) — fizeram acordo com a Polícia Militar (PMDF) e estão deixando o prédio. “O acordo que o pessoal lá dentro fez foi de sair. Então, estão tirando as coisas de lá”, afirmou.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O CORREIO BRAZILIENSE NOGoogle Discover IconGoogle Discover SIGA O CB NOGoogle Discover IconGoogle Discover

Segundo ela, a ocupação pelos membros do movimento foi feita em 7 de Setembro pelo direito de moradia. Milena ainda explica que havia um processo de negociação com o governo. Uma audiência judicial teria estabelecido que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) faria o cadastro das famílias, para analisar a vulnerabilidade e enviar um relatório à Codhab. “Esse relatório saiu ontem à noite. O acordo era que, depois disso, a Codhab avaliasse como incluir essas pessoas na lista de prioridade para moradia", informou.

Canal do WhatsApp

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Apesar disso, segundo a coordenadora, as equipes da PMDF chegaram ao hotel por volta das 3h30 da madrugada. “A polícia começou o cerco ainda de madrugada. A gente correu para vir defender a ocupação, porque entendíamos que o processo estava em andamento”, relatou.

A ocupação reunia, segundo o movimento, cerca de 80 famílias em situação de vulnerabilidade social no prédio, abandonado há aproximadamente 15 anos. Diante da confirmação da entrega do relatório e da presença policial, o movimento decidiu iniciar a desocupação.

Até a última atualização desta matéria, equipes da Polícia Militar seguiam no local. Um ônibus e um caminhão de mudança também estão no estacionamento do prédio para a desocupação. O Correio segue acompanhando a operação.

  • Google Discover Icon
postado em 30/10/2025 12:24 / atualizado em 30/10/2025 12:25
x