Ao CB.Poder desta quarta-feira (29/10), o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, anunciou que a licitação para a construção da ponte da barragem do Lago Paranoá será lançada até o fim de novembro. Além disso, ele disse que os editais para a construção da quarta ponte do Lago Paranoá, que será construída na altura da QI 28 (que liga o Lago Sul à região da Ermida Dom Bosco), serão publicados no início de 2026.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Uma das pontes será construída no final do Lago Sul, depois da Ponte JK, e dará acesso à região da Ermida Dom Bosco. Segundo Casimiro, a ideia é construir uma conexão entre essas regiões de forma funcional. "A nova interligação contará com quatro faixas, sendo três destinadas para veículos no geral e uma exclusiva para o BRT, que irá se conectar à região do Jardim Botânico", afirmou. O secretário falou que está prevista uma faixa exclusiva para ônibus na região de São Sebastião, Jardim Botânico e DF-140. "A principal ideia é desafogar esta região que está recebendo muitos condomínios", acrescentou.
Durante a entrevista, o titular da Secretaria de Obras e Infraestrutura comentou sobre a construção de uma ponte na barragem do Lago Paranoá, que também possui o intuito de melhorar a circulação de veículos na região. "Os moradores do Paranoá irão receber essa ponte para diminuir o fluxo e melhorar a segurança na região. Aquela não é uma via para receber veículos grandes como caminhões acimas de três eixos", explicou.
Segundo o secretário, o projeto da ponte da barragem será publicado ainda este ano, entre novembro e dezembro. Valter Casimiro pontua sobre a obra da quarta ponte do Lago Paranoá. "O projeto para esta ainda não está pronta, está em fase de finalização, muito provavelmente em dezembro também. Depois, têm os trâmites para conseguir os recursos para realizar essas obras", disse. Sobre datas de finalização, devido a complexidade das duas construções, ele afirma que poderá durar de dois a três anos.
Assista à entrevista completa:
