
Escolhido pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB), Nelson Antônio de Souza é nome "antigo" no sistema financeiro nacional, com mais de quatro décadas de carreira iniciada na Caixa Econômica Federal, onde ingressou em 1979.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Nelson presidiu a Caixa em 2018, durante o governo Michel Temer (MDB), ano em que a instituição registrou o maior resultado financeiro da história. Antes, comandou o Banco do Nordeste. Ao longo da trajetória, ocupou cargos como diretor executivo de Gestão de Pessoas, superintendente nacional da Região Nordeste e do FGTS, além de chefe de gabinete da presidência da Caixa.
- Leia também: Ex-presidente da Caixa é indicado ao comando do BRB
Entre 2019 e 2021, liderou o Desenvolve SP - Banco do Empreendedor. De 2021 a 2024, esteve à frente da Brasilcap e, mais recentemente, ocupava a vice-presidência da Elo.
Além da atuação no setor financeiro, Nelson Souza presidiu a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). É psicólogo, graduado em letras e tem MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro.
Mudanças
A indicação à presidência do banco ocorre após a Operação Compliance Zero, realizada na terça-feira (18/11) pela PF, apontar para a emissão e negociação de créditos falsos com o fim de adquirir o Banco Master, além de afastar o então presidente, Paulo Henrique Costa, e o diretor financeiro, Dario Oswaldo Garcia Júnior.
Inicialmente, o governador pretendia nomear Celso Eloi, também vindo da Caixa, para a presidência. No entanto, reconsiderou e decidiu direcionar Eloi para a diretoria do banco, optando por entregar o comando a Nelson Souza.

Cidades DF
Cidades DF