Obituário

Morre Neide de Paula, 'Rainha das Rainhas' do carnaval de Brasília

Rainha do Carnaval de Brasília pela Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), a goiana Neide de Paula morreu na madrugada desta segunda (3/11), aos 71 anos. "Honrava a ancestralidade negra do samba", afirmou ex-presidente da Aruc

Neide de Paula, conhecida por acumular títulos de Rainha do Carnaval de Brasília, morreu na madrugada desta segunda-feira (3/11), aos 71 anos. O sepultamento será nesta terça-feira (4/11), das 13h às 15h30, na capela 2 do Cemitério Campo da Esperança, em Taguatinga. A causa do óbito não foi divulgada.

Leia também: Primeira feira feminina de economia criativa acontece em Brasília

Nascida em Uruaçu (GO), Neide morava em Brasília desde 1960 e ficou conhecida se apresentando como passista no Casarão do Samba. 

Material cedido - Foi Rainha do Carnaval de Brasília durante vários anos das décadas de 60 e 70 pela ARUC

Foi Rainha do Carnaval de Brasília durante vários anos das décadas de 60 e 70 pela escola Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (ARUC), sendo reconhecida como “Rainha das Rainhas”.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

“Ela sintetizava três coisas essenciais no samba. O samba no pé, sendo uma excelente dançarina. Uma ligação profunda com a comunidade, que, mesmo não sendo do Cruzeiro, sempre foi muito engajada com a comunidade da Aruc. E, acima de tudo, era uma mulher negra, e honrava a ancestralidade negra do samba”, diz Moacyr Oliveira, ex-presidente da Aruc.

*Estagiário sob a supervisão de Patrick Selvatti

 

Mais Lidas