FRAUDES

Servidores do BRB e associações são investigados por desvio R$ 5 mi de aposentados do GDF

Pelo menos 3,5 mil aposentados e pensionistas do GDF foram vítimas de esquema envolvendo servidores do BRB e associações. A polícia cumpriu sete mandados de prisão e 10 de busca e apreensão

Três servidores do BRB e um grupo de associações são investigados por esquema criminoso de desconto na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas do Governo do Distrito Federal (GDF) sem autorização dos beneficiários. Até o momento, o prejuízo para os trabalhadores é estimado pela Polícia Civil do DF em mais de R$ 5 milhões. 

O caso é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de repressão aos crimes contra o consumidor, a propriedade imaterial e a fraudes. De acordo com as apurações, a quadrilha efetuou descontos irregulares nas contas de 3,5 mil pessoas mesmo sem a comprovação adequada de autorização dos titulares das contas. 

Na manhã desta terça (23/6), os investigadores cumpriram quatro mandados de prisão temporária, três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal — Plano Piloto, Asa Sul, Asa Norte, Recanto das Emas, Brazlândia e Jardim Botânico— e em Minas Gerais —Belo Horizonte e Igaratinga. 

Entre os alvos estão sedes de associações investigadas por suposta participação no esquema, além de pessoas suspeitas de atuar na operacionalização dos descontos e na manutenção do modelo de arrecadação sob investigação. 

O nome da operação, Parasitas, faz referência à suspeita de exploração financeira contínua de aposentados e pensionistas por meio de descontos realizados sem autorização válida, prática que agora é alvo de aprofundamento das investigações.

%MCEPASTEBIN%

Mais Lidas