ILHA

Imagens da NASA mostram o nascimento de nova ilha bebê no Oceano Pacífico

A formação da nova ilha, localizada em um trecho repleto de vulcões submarinos, foi capturada por meio de imagens registradas pelo satélite Landsat 9

Yasmin Rajab
postado em 22/09/2022 15:05 / atualizado em 22/09/2022 15:05
O surgimento da nova ilha começou após a erupção de um vulcão submarino localizado nas Ilhas Centrais de Tonga -  (crédito: Landsat 9/NASA)
O surgimento da nova ilha começou após a erupção de um vulcão submarino localizado nas Ilhas Centrais de Tonga - (crédito: Landsat 9/NASA)

Segundo o Observatório da Terra da NASA, uma nova ilha bebê surgiu em um trecho repleto de vulcões submarinos, localizado no sudoeste do Oceano Pacífico. A formação da ilha foi capturada por meio de imagens registradas através do satélite Landsat 9.

O surgimento da nova ilha começou após a erupção de um vulcão submarino localizado nas Ilhas Centrais de Tonga. Após onze horas do ocorrido, uma massa de terra emergiu das águas, que havia sido criada pela lava e resfriada pelo oceano.

A lava continuou a ser derramada nos próximos dias, até que a ilha recém-formada cresceu. Inicialmente, a ilha possuía 170 metros de diâmetro, e nos dois próximos dias cresceu, para 182 metros.

As imagens capturadas pelo satélite mostraram uma nuvem de vapor e cinzas se afastando do vulcão, além de uma nuvem descolorida que cresceu ao redor da massa de terra. Apesar da boa notícia, a pequena ilha pode deixar de existir devido a degradação da rocha vulcânica causada pela erosão das ondas.

Entretanto, algumas ilhas recém-descobertas conseguem sobreviver. Pela surpresa dos cientistas, apesar de pequena, a recente ilha já promoveu um ecossistema próspero, com vegetação e presença de alguns animais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação