EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Humanos caminharão em região inexplorada da Lua em 2025, anuncia Nasa

Segundo a Nasa, foi escolhida para a missão de 2025 uma tripulação formada por astronautas bem treinados e com habilidades únicas. A Artemis I foi considerada uma missão bem-sucedida

Aline Gouveia
postado em 18/01/2023 13:21
 (crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)
(crédito: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) anunciou, na última sexta-feira (13/1), os detalhes da missão Artemis III, que planeja levar humanos à Lua após mais de 50 anos desde o lançamento da missão Apollo 17, em 7 de setembro de 1972. Entretanto, desta vez a ideia é enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à superfície do satélite natural terrestre em 2025, para caminharem perto do Polo Sul lunar - região nunca antes explorada.

Quatro astronautas participarão desta missão, partindo do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e sendo lançados do topo do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), por meio da cápsula Órion. A Artemis I foi considerada uma missão bem-sucedida, quando o megafoguete SLS decolou em 16 de novembro para explorar a superfície lunar. Em 2024, a missão Artemis II será tripulada, mas sem pousar no satélite.

Segundo a Nasa, foi escolhida para a missão de 2025 uma tripulação formada por astronautas bem treinados e com habilidades únicas, pois o plano é delicado e envolve riscos. "Primeiro, a tripulação lançará a órbita da Terra, onde realizará verificações de sistemas e ajustes de painéis solares em Orion. Então, um poderoso impulso do estágio de propulsão criogênica interino do SLS ajudará Orion a realizar uma manobra de injeção translunar , estabelecendo seu curso para a Lua", explica a Nasa.

"Durante vários dias, a tripulação viajará em direção à Lua e realizará queimas corretivas de motores para interceptar o campo gravitacional da Lua. No momento e local certos, a Orion realizará uma série de duas queimas de motor para colocar a espaçonave em uma Órbita de Halo Quase Retilínea lunar (NRHO)", acrescenta a agência espacial.

A órbita NRHO fornecerá comunicação constante com a Terra e maximizará a eficiência do combustível da espaçonave por ser gravitacionalmente equilibrada. Futuramente, a Nasa pretende montar uma estação espacial lunar nessa órbita para servir como um espaço facilitador para a missão Artemis.

A empresa SpaceX foi a escolhida pela Nasa para fornecer o sistema de pouso humano que transportará os astronautas da Artemis III. "A SpaceX planeja usar um conceito único de operações para aumentar a eficiência geral de seu módulo de pouso. Após uma série de testes, a SpaceX voará pelo menos uma missão de demonstração não tripulada que pousará a Starship na superfície lunar. Quando a Starship (foguete) atender a todos os requisitos da NASA e aos altos padrões de segurança da tripulação, ela estará pronta para sua primeira missão Artemis", pontuou a Nasa.

Chegada à Lua

Após chegaram na superfície lunar, os astronautas farão trabalhos científicos dentro do foguete Starship, além de caminhadas lunares, sendo equipados por trajes espaciais avançados, que garantam maior amplitude de movimento e flexibilidade. "Durante seus passeios lunares, os astronautas tirarão fotos e gravarão vídeos, farão levantamentos geológicos, recuperarão amostras e coletarão outros dados para atender a objetivos científicos específicos. As informações e os materiais coletados pelos astronautas do Artemis III aumentarão nossa compreensão da misteriosa região do Pólo Sul, da Lua e do nosso sistema solar", afirmou a Nasa.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE