ASTRONOMIA

Tempestade geomagnética 'severa' atingiu a Terra; saiba efeitos

Erupção solar gerou uma forte tempestade classe nível G4, e pode ser vista em auroras boreais

As tempestades geomagnéticas são perturbações na magnetosfera da Terra -  (crédito: Reprodução/ Artsiom P )
As tempestades geomagnéticas são perturbações na magnetosfera da Terra - (crédito: Reprodução/ Artsiom P )
postado em 27/03/2024 09:36

Uma tempestade geomagnética atingiu a Terra no domingo (24/3). O fenômeno pode ter afetado transmissões de aeronaves e frequências de rádio, mas sem apresentar riscos concretos. A informação é do Centro de Previsão do Clima Espacial (NOAA) dos Estados Unidos. No comunicado, a instituição declarou que a ejeção de massa coronal (CME) foi detectada entre os dias 24 e 25.

A classificação desse tipo de fenômeno é de 1 a 5, e o de domingo chegou ao nível 4. Um resultado marcante do fenômeno foi a ampliação da faixa em que se foi possível enxergar efeitos na aurora boreal pela Europa.

Apesar de ter efeitos em sinais de alta frequência, como as das aeronaves, esses veículos são preparados para lidar com situações como essa, com a possibilidade de comunicação via satélite.

As tempestades geomagnéticas são perturbações na magnetosfera da Terra e são resultado da atividade do Sol, quando ocorrem eventos como ejeções de massa coronal. O efeito gera correntes elétricas no ambiente espacial próximo do nosso planeta, que forma mais variações no campo magnético.

De acordo com a NOAA, a cada 11 anos, há uma alteração significativa nos polos Norte e Sul do Sol, com alternâncias entre pontos mais e menos ativos.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação