A Nasa enviou uma mensagem por laser, em 26 de julho de 2024, passando por 460 milhões de quilômetros até alcançar uma espaçonave que está na missão Psyche — que tem como alvo um asteroide metálico.
- Leia também: Asteroide que extinguiu dinossauros veio 'acompanhado' de outro que teria causado tsunami de 800 m de altura
Mensagens via lasers já foram enviadas no passado, mas essa se destaca como a mais distante. Dados, imagens e até um vídeo de ultra-alta definição — onde é apresentado um gato — já foram transmitidos anteriormente.
A Deep Space Optical Communications (DSOC), o sistema de comunicação espacial utilizado pela Nasa para transmitir mensagens por laser, ainda é experimental. A equipe responsável testa diferentes distâncias para entender qual é o maior alcance que a transmissão pode chegar.
O transceptor de voo está desligado, com previsão de ser ligado novamente em 4 de novembro de 2024, para comprovar que o hardware pode operar por ao menos um ano.
*Estagiário sob a supervisão de Roberto Fonseca
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br