Pesquisadores alemães desenvolveram um alimento à base de farinha de girassol que pode ser utilizado como substituto da carne. O ingrediente é obtido após a extração do óleo das sementes da planta. A decisão de estudar o farelo do girassol surgiu do fato de o óleo ser muito utilizado na Europa e o cultivo do vegetal estar em expansão no Brasil.
Outro ponto é que ele não é geneticamente modificado. Além disso, a farinha da planta é uma fonte promissora de proteína, o que é muito relevante diante da crescente demanda dos consumidores por opções sustentáveis e de origem vegetal.
- Leia também: Levantamento do Ministério da Saúde mostra aumento de atendimento para anorexia nervosa
Para que pudesse ser consumido por humanos, antes do início do processamento foi necessário retirar dos grãos as cascas e os compostos fenólicos, substâncias que reduzem a capacidade do alimento de ser absorvido pelo organismo.
O próximo passo foi elaborar duas formulações das misturas alternativas à carne: na primeira foi incorporada a farinha proveniente dos grãos torrados e, na segunda, foi utilizada proteína texturizada de girassol. Ambas foram enriquecidas com tomate em pó, especiarias e uma mistura de fontes de gordura composta por óleos de girassol, oliva e linhaça.
As massas foram moldadas em formato de mini-hambúrguer e assadas. Em seguida, passaram por avaliações sensoriais e físico-químicas. O resultado das análises mostrou que a versão com proteína texturizada teve uma consistência superior e apresentou altos teores de proteínas e gorduras benéficas à saúde – os ácidos graxos monoinsaturados.
Além disso, a opção preparada com proteína texturizada demonstrou um teor mineral significativo, especialmente de ferro, zinco, magnésio e manganês, com 49%, 68%, 95% e 89%, respectivamente, da ingestão diária recomendada.
O estudo, feito por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos e do Instituto Fraunhofer IVV, na Alemanha, contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e pode ser acessado na íntegra neste link.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Com informações da Agência Fapesp*
Saiba Mais
-
Ciência e Saúde O teste que pode detectar mulheres com mais risco de perder o bebê
-
Ciência e Saúde Bendegó: o meteorito que virou penteado, crônica de Machado de Assis e símbolo de sobrevivência nas cinzas do Museu Nacional
-
Ciência e Saúde Telescópio James Webb descobre menor exoplaneta já captado por imagens
-
Ciência e Saúde Mais de 500 espécies de aves correm risco de extinção nos próximos 100 anos
-
Ciência e Saúde Morcegos desafiam a morte: o segredo genético por trás da longevidade e resistência ao câncer
-
Ciência e Saúde Vitamina D pode ser aliada no tratamento do câncer de mama, sugere estudo
