Pandemia

Pandemia abre espaço para o mercado de animação no mundo

Formato tem sido usado como alternativa, além de ter sido opção de conteúdo inédito

Adriana Izel
postado em 22/10/2020 06:00
A caminho da lua, da Netflix, foi finalizado em meio à pandemia, enquanto produções live-action foram paralisadas -  (crédito: Netflix/Divulgação)
A caminho da lua, da Netflix, foi finalizado em meio à pandemia, enquanto produções live-action foram paralisadas - (crédito: Netflix/Divulgação)

A pandemia de covid-19 mexeu com as estruturas do audiovisual. Com os estúdios fechados, foi preciso buscar alternativas para continuar a produzir conteúdos mesmo a distância. No cenário dos videoclipes, artistas internacionais e brasileiros apostaram na animação. Foi o caso de nomes como Pabllo Vittar (Rajadão), Silva (Júpiter), Katy Perry (Smile), BTS (We are bulletproff: The eternal) e Emicida (Trevo, figuinha e sour na camisa). Até o mundo das séries live-action adentrou nos desenhos animados. Foi assim, por exemplo, que The Blacklist encerrou a sétima temporada: exibindo o episódio intitulado The Kazanjian Brothers todo em formato animado.

“As produções em live-action tiveram que parar e as animações continuaram, porque é algo que pode ser feito de casa, se você tiver os materiais. Diria que a pandemia, de certa forma, forçou as pessoas a pensarem em novos jeitos criativos de continuar criando conteúdos. A animação se tornou em um modo um pouco mais fácil”, avalia Diego Molano, criador do Cartoon Network e nome por trás da animação Victor & Valentino. Para ele, essa experiência deve ter impacto futuramente no cenário. “Acredito que haverá muita coisa nova surgindo por causa disso (da facilidade)”, completa.

O fato de poder continuar trabalhando de forma remota é algo que Alan Ituriel, responsável pela animação Valentino que neste ano teve um crossover com Victor & Valentino, credita a animação. “Sou muito agradecido por ser um trabalho e uma indústria que pode ser feita a distância. Claro que nada se compara ao contato humano de estar com uma equipe. Mas se você for ver o lado bom nisso tudo é que podemos todos trabalhar de casa”, comenta. Ituriel também se mostra empolgado com o futuro: “Tem sido algo lindo ver tantos novos projetos de animação que estão surgindo”.

Quando estava finalizando A caminho da lua, animação original da Netflix que estreia na sexta-feira (23/10) no serviço, o diretor Glen Keane — conhecido por trabalhos em A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e Dear Basketball — se viu em meio a um dilema. A equipe teve que deixar a sede da Netflix em Los Angeles para iniciar o isolamento social. “Fomos embora e não voltamos ao prédio desde então. O único jeito que conseguimos terminar esse filme foi porque todos acreditamos que isso era maior. Todo mundo estava em casa e de algum jeito continuando a trabalhar; animar figurinos, design, cabelo; gravar e finalizar as composições. Tivemos que fazer tudo a distancia, evocando os temas do filme”, explica.

Situação oposta de produções live-action que, simplesmente, ficaram paradas durante os primeiros meses da pandemia, como aconteceu com o filme The Batman, o seriado The Witcher e a novela Amor de mãe. Mais recentemente é que os estúdios em todo o mundo iniciaram a retomada das atividades e assim as gravações de filmes, séries e, no caso do Brasil, de novelas. Porém, de forma diferente, seguindo protocolos de segurança, que, inclusive, mudam a dinâmica de algumas histórias, como a diminuição ou até fim de cenas de intimidade entre personagens, além da inserção da temática do novo coronavírus em alguns enredos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação