Música

Documentários e séries mostram bastidores do mundo musical; confira

Os trabalhos de Shawn Mendes, BLACKPINK, Thiaguinho, BTS, Sidney Magal e Marília Mendonça ganharam registros documentais que mostram as trajetórias, os shows e os bastidores da carreira do cantores

Os documentários musicais sobre personagens da história da música são bem comuns tanto no Brasil quanto no exterior. Com os DVDs cada vez mais escassos, essas produções aproximam a ligação do público com o artista por meio de apresentações, depoimentos de pessoas próximas e bastidores. A maioria dessas obras segue uma tradição biográfica e revira memórias e relatos sobre histórias de vida, trajetórias de músicos, bandas, compositores e intérpretes.

“O documentário musical é uma tendência de produção audiovisual que desperta a atenção de um público bastante vasto que se interessa por música e a história dela, nos mais variados estilos, do samba ao rock”, conta Márcia Carvalho, professora e pesquisadora do Centro de Estudos em Música e Mídia - MusiMid, da Universidade Paulista.

Produções do tipo sempre foram feitas ao longo da história do cinema, mas na virada para os anos 2000 ganharam força com a tecnologia digital e se expandiram até os dias de hoje. “De uma maneira geral, a produção de documentários aumentou muito com o uso do vídeo digital para a produção. Assim, o tema da música e principalmente as biografias de músicos entraram na moda aqui no Brasil desde o sucesso do documentário Vinicius (2005), de Miguel Faria Júnior, que iniciou uma tendência de produção de retratos de importantes personagens da história da MPB”, pontua Márcia que é autora do livro A canção no cinema brasileiro.

A recorrência destas tramas pode ser verificada na programação dos últimos anos do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade e do Festival Internacional do Documentário Musical In Edit - Brasil, o primeiro dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país desde 2009.

A história de muitos cantores já foram roteiros do cinema e convergem com projetos profissionais, embora dificilmente seja uma estratégia de marketing. “Um documentário musical pode movimentar a divulgação de um novo disco ou show, principalmente porque pode ser exibido em várias mídias, mas não acredito que seja uma produção pensada para isso, pois é uma produção cara e demorada”, pontua a professora.

Para o pagodeiro Thiaguinho, as gravações são formas de manter a memória viva. “Tudo vai passar na vida e ter esses momentos registrados, mostrar os bastidores, poder olhar e relembrar esses momentos que, às vezes, a gente perde na memória é muito legal. Achei a experiência muito boa, espero fazer isso mais vezes. Para quem curte também é legal ver o artista não só no palco, mas também saber das histórias, de como as coisas acontecem”, declara o paulistano de 37 anos, que recentemente lançou o registro Tardezinha com Thiaguinho.

Com vidas difíceis, sonhos realizados e contextos sociopolíticos importantes, O Correio separou alguns documentários que contam a histórias de grupos ou artistas que fizeram história na música. Confira! 


Tardezinha com Thiaguinho



Em quatro episódios, é narrada a história de amizade entre Thiaguinho e Rafael Zulu que resultou em uma roda de pagode que chegou a lotar o Maracanã. Os bastidores do show que reuniu mais de 40 mil pessoas no estádio fluminense são registrados por Benedita Zerbini e João Pedro Januário. Nele, Thiaguinho e convidados comandam o show histórico da carreira do pagodeiro. A produção está disponível no Globoplay.


Blackpink: Light up the sky


A girlband sul-coreana BLACKPINK é sucesso entre os jovens, em especial, os kpopers. Consolidando a popularidade, a Netflix lançou o documentário Blackpink: Light up the sky, que retrata a ascensão exponencial do grupo acompanhando desde o início da carreira até a atuação no Festival Coachella de 2019, sendo o primeiro grupo feminino de k-pop a subir no palco.



Shawn Mendes: in wonder



A Netflix também será responsável por lançar o documentário em homenagem a Shawn Mendes, Shawn Mendes: in wonder. O registro audiovisual estará disponível no streaming em 23 de novembro e traz um olhar sobre as facetas do cantor, a carreira, os bastidores da fama e as origens do astro canadense.

Miss americana


O documentário Miss americana, exibido pela Netflix, narra as vivências da cantora Taylor Swift, que assume o papel de compositora, cantora e de uma mulher que sabe usar todo o poder da voz. Dirigido por Lana Wilson, que acompanha a norte-americana ao longo de vários anos da carreira.



Todos os cantos



Marília Mendonça percorreu os quatro cantos do Brasil com a turnê Todos os cantos. Os shows e os bastidores foram registrados em uma série documental com quatro episódios disponíveis no Globoplay.



HOMECOMING A film by Beyoncé



As emoções por trás da célebre apresentação de Beyoncé no Coachella em 2018 transformou um conceito criativo em um movimento cultural. HOMECOMING A film by Beyoncé está disponível na Netflix. 



Me chama que eu vou


Me Chama que eu vou conta toda a trajetória da grande carreira musical de Sidney Magal. Por meio de depoimentos e recortes que mostram os momentos mais significativos da vida do cantor, acompanhamos a trajetória dos 50 anos de carreira do músico, dançarino, dublador e ator que encanta o Brasil.


AmarElo - É tudo pra ontem



A Netflix lançará em 8 de dezembro o documentário AmarElo - É tudo pra ontem, de Emicida. O novo título original da plataforma usará o show do rapper no Theatro Municipal, em São Paulo, realizado em 2019, como espinha dorsal do projeto, além de inserir animações, entrevistas e cenas de bastidores do álbum AmarElo


BTS


O documentário Break the silence: the movie que acompanhou a turnê de 351 dias do grupo sul-coreano BTS por diversos países, inclusive o Brasil, será exibido pela Rede Cinemark a partir do dia 29 de outubro. A produção mostrará cenas inéditas dos bastidores dos shows realizados em Los Angeles, Chicago, Nova York, São Paulo, Londres, Paris, Osaka, Shizuoka, Riad e Seul, e a rotina dos músicos além dos palcos.