O 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro teve resultados positivos da primeira edição 100% on-line. No horário da Mostra Competitiva, o Canal Brasil, onde foram transmitidos os longas-metragens, teve 620 mil espectadores segundo o Ibope. O público representa um aumento de 40% na média da emissora. Destaque para o filme Longe do paraíso, que em 16 de dezembro alcançou um aumento 163% no número de espectadores do Canal Brasil.
As métricas dizem respeito apenas à Mostra Competitiva. Além dela, o Festival alcançou outras marcas expressivas como aproximadamente 48 mil impressões no Twitter da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e mais de nove mil espectadores nas mesas e atividades paralelas transmitidas em lives no YouTube. Os números da Mostra Competitiva de curtas e da Mostra Brasília não foram revelados ainda pela plataforma do Canal Brasil da Globo, local onde os filmes puderam ser assistidos em formato sob demanda.
Para o secretário da Secec, Bartolomeu Rodrigues, o molde virtual do evento, fez com que os filmes chegassem a mais pessoas do que uma edição presencial. “Esses números confirmam que fizemos uma edição não só histórica, como também gigante”, afirmou o secretário à assessoria da Secec.
O sucesso virtual não significa que a diferença não foi sentida. O presencial ainda é o modelo favorito entre os cineastas para a realização do FBCB.
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