Tevê

De volta ao Encontro depois do câncer, Fátima Bernardes se emociona

"Muita gente não vai ter essa chance de recomeçar", disse apresentadora durante o primeiro bloco do programa

Jéssica Gotlib
postado em 04/01/2021 11:52
Apresentadora fez uma cirurgia após descobrir um câncer de endométrio, um tipo de tumor no útero -  (crédito: Reprodução/TV Globo)
Apresentadora fez uma cirurgia após descobrir um câncer de endométrio, um tipo de tumor no útero - (crédito: Reprodução/TV Globo)

A volta de Fátima Bernardes ao comando do Encontro foi marcada por emoção na manhã desta segunda-feira (4/1). Após um mês afastada para se tratar de um câncer de endométrio, a apresentadora voltou à televisão e foi às lágrimas ao ouvir o poema Recomeço, recitado por Bráulio Beça.

“Quantas famílias não estão tendo essa chance de hoje estar aqui, sorrindo, voltando. Isso me angustiou muito durante esse período: você ver quantas pessoas estão sofrendo sem necessidade. Não dá para não pensar quando fala em recomeço que muita gente não vai ter essa chance que eu estou tendo”, ponderou, entre lágrimas, a jornalista.

Fátima contou que perdeu uma pessoa próxima que, depois de vencer um câncer de pulmão, contraiu covid-19. Segundo ela, além do medo da própria morte, pensar em quem não teve direito a essa segunda chance, seja pelo câncer, seja pela covid-19, foi uma das grandes causas de sofrimento durante esse período.

“Nessas horas eu penso que eu não tenho nem o direito de estar derramando lágrima, lamentando, eu tenho que estar muito feliz desse retorno. Esse primeiro momento é mais difícil mesmo. Mas eu não tenho vocação para tristeza, eu tenho vocação para a construção de coisas boas, eu gosto disso, eu gosto de levar alegria, não gosto que você me veja chorando, é por isso que eu me seguro”, explicou.

Ela foi consolada pelo parceiro de programa André Curvello. “Mas tem que se permitir isso também. Como você falou, a transformação é isso, nossa dor vai se transformando aprendizado”, comentou.

Estado de saúde

O primeiro bloco do Encontro desta segunda foi dedicado a falar sobre o retorno de Fátima Bernardes ao programa após a cirurgia de retirada do útero. Antes da conversa com Curvello, ela havia explicado que está bem de saúde, sem indicação de quimioterapia ou radioterapia e que terá apenas que evitar exercícios físicos e seguir monitorando a evolução do quadro de saúde.

Além das homenagens de amigos e colegas de programa, Fátima recebeu mensagens de telespectadoras que também superaram o câncer de útero. “É muito bonito, cada uma em uma situação, cada uma em um momento. Eu realmente me cuido, mas também tive uma sorte de um olhar atento da minha médica porque não tinha nenhum sintoma. O que eu vi nelas (nas telespectadoras) é o sorriso, a certeza de que vale a pena você investir, você querer cuidar de você e lutar para ficar bem em todos os aspectos”, comentou.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE