AINDA VENDE?

Rock e heavy metal dominam as vendas de discos físicos em 2021

Comprar um álbum físico pode parecer algo extinto, mas os objetos ainda têm público cativo. Confira as bandas mais procuradas

Ronayre Nunes
postado em 20/07/2021 23:54 / atualizado em 20/07/2021 23:55
O álbum 'Nevermind' do Nirvana completou 532 semanas na Billboard 200 -  (crédito: Divulgacao)
O álbum 'Nevermind' do Nirvana completou 532 semanas na Billboard 200 - (crédito: Divulgacao)

Até a primeira metade de 2021, nove álbuns de rock e heavy metal dominaram o top 10 de discos físicos mais vendidos. O único que completa (e lidera) a lista e não pertence aos gêneros é o Kpop do BTS. Vale lembrar que a lista se refere às vendas nos Estados Unidos — mas que reflete importante referência na indústria fonográfica mundial.

As informações são do Chart Data.

Na lista estão os Beatles (2º); Metallica (3º); Queen (4º); Fleetwood Mac (5º); Pink Floyd (6º); AC/DC (7º); Nirvana (8º), Foo Fighters (9º) e Led Zeppelin (10º). A mais recente destas bandas é a reminiscente do Nirvana, Foo Fighters.

Sendo referentes aos discos físicos, naturalmente, tais vendas não levam em consideração números de streaming (em plataforma de áudio ou vídeo) ou vendas digitais. Caso esta vertente seja analisada, o panorama do rock e do heavy metal muda consideravelmente.

Outro panorama

A Billboard 200 é o maior chart que engloba streaming, rádio e vendas no mundo — com atualização semanal. De acordo com esta referência, o rock é bem menos popular e é raramente visto no top 50, quiçá no top 10.

Na semana de 17 de julho, o melhor álbum de rock na Billboard 200 era o Greatest hits, do Queen, na 16ª posição. Tickets to my downfall, do Machine Gun Kelly estava na 24ª posição (sim, curiosamente ele é caracterizado como um álbum de rock).

Atualmente, brilha no 1º lugar da Billboard 200 o fenômeno pop teen Olivia Rodrigo, com o álbum Sour.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação