Jogos Olímpicos

Artista da exposição das bolinhas no CCBB é homenageada nas Olimpíadas

A japonesaYayoi Kusama foi homenageada na abertura das Olimpíadas. Ela é uma das artistas mais vendidas do mundo e fez exposição em Brasília em 2014. Mostra bateu recorde de visitas

Thays Martins
postado em 23/07/2021 12:52 / atualizado em 23/07/2021 12:52

Sucesso no Brasil e no mundo, a artista japonesa Yayoi Kusama foi uma das homenageadas durante a abertura das Olimpíadas de Tóquio, nesta sexta-feira (23/7). Logo no inicio da cerimônia, um jogo de luzes com feixes vermelhos fez referência ao trabalho da artista.

homenagem a artista japonesa na abertura das Olimpíadas
homenagem a artista japonesa na abertura das Olimpíadas (foto: JONATHAN NACKSTRAND / AFP)

Talvez você não a conheça por nome, mas provavelmente pode ter sido uma das milhares de pessoas que visitaram a exposição do trabalho de Yayoi Kusama no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 2014. Promovida pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição bateu recorde de visitas, com mais de 470 mil pessoas entre 19 de fevereiro e 19 de abril.

Com um trabalho marcado pelo uso de bolinhas e experiências imersivas, Kusama, 92 anos, é uma das artistas que mais vende no mundo. Sua arte muitas vezes é associada à esquizofrenia. Há 30 anos ela vive em uma instituição psiquiátrica devido ao transtorno.

Nas redes sociais, muitas pessoas lembraram de quando puderam conferir o trabalho dela no Brasil. 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação