DESPEDIDAS

Morre James Michael Tyler, o Gunther de Friends, aos 59 anos

O ator lutava contra um câncer de próstata há três anos. O problema de saúde se agravou durante a pandemia e o artista não resistiu

Talita de Souza
postado em 24/10/2021 20:18 / atualizado em 24/10/2021 20:31
 (crédito: Netflix/Reprodução)
(crédito: Netflix/Reprodução)

Os fãs de Friends sofreram, na manhã deste domingo (24/10), a primeira perda no elenco original da série. James Michael Tyler, que interpretava Gunther - o gerente da famosa cafeteria em que os seis amigos se reuniam -, faleceu “pacificamente”, na casa em que mora em Los Angeles. Ele enfrentava uma intensa batalha contra um câncer de próstata. As informações são do site estadunidense TMZ.

A família fez uma declaração em que afirmava que, apesar de “o mundo conhecer James como Gunther, o sétimo 'amigo' (Friend), os entes queridos o conheciam como ator, músico, defensor da prevenção do câncer e marido amoroso”.

“Michael adorava música ao vivo, torcia pelos Clemson Tigers, e muitas vezes se encontrava em aventuras divertidas e não planejadas. Se você o conheceu uma vez, você fez um amigo para a vida toda”, descreveu a família em homenagem ao ator.

James se tornou mundialmente conhecido por emprestar a aparência singular ao personagem de Gunther, um peculiar barista que era mal humorado, mas que assumia um jeito amável quando via Rachel Green (Jeniffer Aniston), sua paixão secreta.

O público se divertia ao ver as situações inusitadas que o tímido gerente, que nunca conseguiu se declarar para Rachel, envolvia-se para chamar a atenção dela — desde comprar um gato arisco da amada por 1 mil dólares até expulsar clientes da cafeteria por paquerarem a mulher.

Os produtores do show contam que Gunther era para ser apenas um figurante, mas teve um papel maior porque era o único do set que sabia como usar a máquina de café. O empenho do ator resultou no sucesso do personagem.

A emissora Warner Bros, que veiculou originalmente a série, publicou, por meio da conta oficial de Friends no Twitter, uma declaração de lamento. "Warner Bros. Television lamenta a perda de James Michael Tyler, um ator amado e parte integrante de nossa família FRIENDS. Nossos pensamentos estão com sua família, amigos, colegas e fãs", escreveram.

 

 

"Obrigada por tudo": fãs tornam o nome de personagem de James em um dos assuntos mais comentados 

Gunther se tornou o quinto assunto mais comentado, da tarde deste domingo (24/10), no Twitter. Os fãs agradeceram o legado do artista. “Perder alguém que faz parte do elenco de Friends me dói a alma de um jeito inexplicável. Descanse em paz, eterno Gunther”, disse um perfil.

“Que triste, meu Deus… Nosso eterno Gunther faleceu. Ele lutava contra um câncer e tinha apenas 59 anos. Triste, triste demais. Obrigada por tudo, Gunther”, lamentou o youtuber Felipe Neto.

“James Tyler se foi, mas jamais será esquecido por aqueles que ele fez sorrir, obrigada por Gunther, descanse em paz”, prometeu outra fã.

Luta contra o câncer

James foi diagnosticado com o câncer pela primeira vez em 2018 e não trouxe a informação a público por três anos. Em junho, ele contou ao apresentador Craig Melvin, do Today NBC, sobre o problema.

Fui diagnosticado com câncer de próstata avançado, que se espalhou para os meus ossos. Tenho lidado com isso há três anos. É o estágio 4 agora. Então, eventualmente, você sabe, provavelmente vai me pegar”, desabafou.

O ator contou que o câncer sofreu uma piora durante a pandemia, mudança que ele não constatou por não fazer exames no período. “Os médicos estavam otimistas, mas durante a pandemia o problema sofreu uma mutação. Eu não me consultei e nem fiz testes na pandemia e isso não foi bom. Foi nesse momento que ele progrediu”, contou.

Ele lamenta o feito e pede que pessoas na mesma situação não deixem de acompanhar de perto o problema, além de não desistir de vencer o câncer. “Isso me fez perceber como cada momento é importante, todos os dias. E lutar. Não desista. Continue lutando. Mantenha-se o mais leve possível e tenha objetivos”, aconselhou.

Em 21 de junho, o ator postou uma foto no Instagram em que comemorava a segunda roda de quimioterapia e agradecia o apoio dos seguidores. Junto à plataforma, ele fez uma campanha de arrecadação de fundos para a Fundação de Câncer de Próstata e atingiu a meta. O ator também relembrou a importância de um diagnóstico precoce.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação