Cinema

O cinema chega forte em 2022: Confira o que vem por aí

Correio elenca o que vem por aí nas salas de cinema do Brasil e do mundo no ano de 2022. Dos filmes da Marvel a estreias nacionais, há produções para todos os gostos

» Ricardo Daehn
Pedro Ibarra
postado em 05/01/2022 06:22
 (crédito:  Focus Features/Divulgação)
(crédito: Focus Features/Divulgação)

O cinema é uma das formas de entretenimento que mais gera expectativa no público desde sempre. Para 2022, a sétima arte prepara grandes estreias para todo tipo de espectador. Desde blockbusters como Jurassic World: domínio, até filmes de diretor como Nope, de Jordan Peele, The Northman, de Robert Eggers, e The Killers of the flower moon, de Martin Scorsese. O Correio apresenta alguns dos principais filmes previstos para este ano.

Tristeza sem fim

Com estreia marcada para 3 de fevereiro, o novo filme do chileno Pablo Larraín, Spencer, é centrado na figura da princesa Diana antes da separação do príncipe Charles. O enredo se concentra nas festividades de fim de ano, e, no elenco, Jack Farthing se destaca, ao lado de Kristen Stewart, indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz.

Bem na fita

Num retorno de Guillermo del Toro (vencedor de muitos prêmios, há quatro anos, por A forma da água), o poder de manipulação de uma psiquiatra e um vigarista entram em jogo, na trama estrelada por Cate Blanchett e Bradley Cooper. Belfast, filme em preto e branco do diretor e ator Kenneth Branagh, retrata a classe trabalhadora dos anos 1960, com contornos autobiográficos e muita expectativa reservada nas premiações de 2022. Branagh, por sinal, promete dominar muito da cena de 2022 por trás e na frente das câmeras, com a adaptação de Morte no Nilo, saído dos escritos de Agatha Christie e, no qual, junto a Gal Gadot e Armie Hammer, o diretor e ator dá vida ao inspetor Hercule Poirot.

Campeões de ação

Animais fantásticos: os segredos de Dumbledore, previsto para chegar em 14 de abril, trará participação de Maria Fernanda Cãndido, roteiro de J.K. Rowling e Steve Kloves, e presença do astro Mads Mikkelsen (que substitui Johnny Depp). O mago das trevas, com retorno anunciado, dará trabalho para uma legião de bruxos destacados por Alvo Dumbledore (Jude Law). Com estreia em 14 de fevereiro, o novo filme de Ruben Fleischer (diretor de Venom) — Uncharted: Fora do mapa — trará o encontro de Tom Holland e Mark Wahlberg. Uma série de videogames dá chão para a história focada na perseguição de tesouros por parte de mercenários e exploradores da mítica El Dorado. Depois de Vingadores: Ultimato, os irmãos Joe e Anthony Russo, em The gray man, prometem reunir forças de elenco de peso integrado por Chris Evans, Ryan Gosling, Ana de Armas e Wagner Moura. No enredo, um agente da CIA que envereda para o crime travará inesperado contato com uma filha que desconhecia.

Astro multiplicado

Diretor de suprema confiança de Tom Cruise, Christopher McQuarrie estará à frente de Missão Impossível 7, previsto para chegar em 26 de maio nos cinemas, tendo Cruise, Simon Pegg e Vanessa Kirby no elenco. Cruise, que esteve entre as maiores bilheterias da história do cinema com Top Gun, há mais de 30 anos, voltará ainda ao personagem do piloto Maverick, sob a direção de Joseph Kosinski (Oblivion). A estreia de Top Gun: Maverick tem data prevista: 26 de maio.

Toque nacional

Primeiro filme nacional infantil em 3D, Pluft, o fantasminha foi comandado por Rosane Svartman e trará o brasiliense Juliano Cazarré na pele do famoso Pirata Perna de Pau. Sem data de estreia marcada, a fita terá Lola Belli como Maribel e Cleber Salgado na pele de Pluft. Também saído de Brasília, o diretor José Eduardo Belmonte comanda Alemão 2, em que as Unidades de Polícia Pacificadora se mostraram incapazes de conter os gigantes do tráfico. Atrás do chefão do tráfico Soldado (Digão Ribeiro), policiais civis (interpretados por Vladimir Brichta, Leandra Leal e Gabriel Leone) empreenderão uma missão secreta.

Um ano de heroísmo

Com a crença de que as salas de cinema terão cada vez menos restrições em 2022, os estúdios investiram em trazer alguns dos personagens mais queridos da cultura pop de volta às telonas. Dessa forma, os longas de super-heróis vão ser destaque no novo ano.

Marvel

A principal dona dos recordes de bilheteria nos anos recentes, a Marvel prepara mais um ano agitado, pois finalmente vai apresentar a linha narrativa que dará o tom para o futuro de seu Universo Cinematográfico (MCU). A começar por Doutor Estranho no Multiverso da loucura, que chega 5 de maio com Benedict Cumberbatch reprisando o papel, mas também com o retorno de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) e Loki (Tom Hiddlestone) para uma aventura que envolverá várias dimensões do chamado multiverso. Outro filme que tratará de universos paralelos é Homem-Aranha através do aranhaverso — Parte 1, a segunda animação da franquia de Miles Morales, em que o protagonista, pela primeira vez, explorará o aranhaverso e conhecerá muitos outros Homens-Aranha. O longa estreia dia 3 de novembro.

Outros dois filmes marcam 2022, mas ainda não possuem muitas informações sobre o enredo: Thor: amor e trovão e Pantera negra: Wakanda forever. O primeiro marca a estreia de Natalie Portman no papel da Thor de Jane Foster e conta com as adições de Christian Bale como o vilão Gorr, o carniceiro dos deuses, e de Russell Crowe como a divindade mitológica grega, Zeus. O segundo é a passagem de bastão para um novo Pantera negra após a morte precoce do ator Chadwick Boseman. O filme ainda não tem um enredo fechado, mas rumores apontam para a apresentação de Atlantis e do herói Namor. A atriz Michaela Coel é adição no elenco. As produções chegam aos cinemas, respectivamente, nos dias 7 de julho e 10 de novembro.

DC

Após apenas quatro grandes lançamentos nos dois anos de pandemia, a DC decidiu tirar o tempo perdido no cinema e tem programados quatro novos títulos. O mais relevante deles talvez seja o primeiro a estrear no dia 3 de março. Batman vai ser mais uma mudança de intérprete do homem-morcego. Robert Pattinson assume a capa e precisa lidar com o crime de Gotham e com o tormento do vilão Charada, de Paul Dano. Outra estreia, aguardada para 3 de novembro é a de The Flash: o filme vai apresentar a viagem no tempo do universo DC e possibilidade de realidades paralelas, com a confirmação da volta Michael Keaton reprisando o papel do Batman, que não interpreta desde 1992.

Dois sucessos de bilheteria da produtora também terão novas histórias. Aquaman e o reino perdido chega dia 15 de dezembro com a volta de dos vilões Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen II), Orm, o Mestre dos Oceanos (Patrick Wilson), além dos coadjuvantes Mera (Amber Heard) e Vulko (Willem Dafoe). O enredo do longa ainda não foi divulgado. Outra produção prevista para 2022 é Adão Negro. Protagonizada por Dwayne "The Rock" Johnson, vai contar a origem do vilão marcante do Shazam.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Homem-Aranha: No aranhaverso
    Homem-Aranha: No aranhaverso Foto: Sony Pictures Animation/Divulgação
  • Batman
    Batman Foto: Reprodução/Youtube
  • Uncharted: Fora do Mapa
    Uncharted: Fora do Mapa Foto: Columbia/Divulgação
  • Cena do filme Belfast: as memórias de infância de Buddy 
trazem muitas referências de cinema
    Cena do filme Belfast: as memórias de infância de Buddy trazem muitas referências de cinema Foto: Focus Features/Divulgação
  • Leonardo DiCaprio estará no mais recente filme de Martin Scorsese
    Leonardo DiCaprio estará no mais recente filme de Martin Scorsese Foto: Walt Disney/Divulgação
  • Animais fantásticos: Os segredos de Dumbledore
    Animais fantásticos: Os segredos de Dumbledore Foto: Warner Bros./Divulgação
  • O beco do pesadelo: o ator Bradley Cooper praticamente não sai de cena
    O beco do pesadelo: o ator Bradley Cooper praticamente não sai de cena Foto: Searlight Pictures/Divulgação
  • Morte no Nilo
    Morte no Nilo Foto: Walt Disney/Divulgação
  • Spencer
    Spencer Foto: Diamond/Divulgação
  • Trailer de Batman
    Trailer de Batman Foto: Reprodução/YouTube/Warner Bros. Pictures
  •  Aquaman 2
    Aquaman 2 Foto: Warner Bros/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação