Teatro

Poesia em cena com o espetáculo 'Avô árvore, menino pássaro' no Teatro Mapati

Com roteiro de Claussen Munhoz e dirigida por Tereza Padilha, a peça narra, de forma lúdica e sensível, a relação entre um idoso acometido pelo Alzheimer, interpretado pelo ator Chico Sant'Anna

*Naum Giló
postado em 01/04/2022 06:00
'Avô árvore, menino pássaro' narra de forma lúdica e sensível a relação de um menino com seu avô que sofre de Alzheimer -  (crédito: Carlos Magno )
'Avô árvore, menino pássaro' narra de forma lúdica e sensível a relação de um menino com seu avô que sofre de Alzheimer - (crédito: Carlos Magno )

A tradicional Cia Teatral Mapati celebra três décadas de existência, completadas ano passado, com o espetáculo poético gratuito Avô árvore, menino pássaro. "Lírica e densa, apesar de leve", como a diretora Tereza Padilha descreve, a montagem mistura o universo literário de Manoel de Barros, com a problemática do Alzheimer. As apresentações ocorrem aos domingos, de 3 a 24 de abril e de 1º a 8 de maio, às 17h, no Teatro Mapati, localizado na 709 Norte, Bloco K, Casa 5.

Criação de Padilha e roteiro assinado por Claussen Munhoz, a peça narra, de forma lúdica e sensível, a relação entre um idoso acometido pelo Alzheimer, interpretado pelo ator Chico Sant'Anna, e o seu neto, interpretado pelo ator mirim Reinaldo Vieira, com quem tem uma forte ligação. "Quando uma criança assiste outra criança em cena, ela presta mais atenção. Então, a peça aborda a morte para as crianças de forma lúdica", explica Tereza. "A morte é algo natural, um momento, o ciclo da vida. O que ficam são as lembranças".

Experiências individuais e o advento da pandemia fizeram parte do caminho percorrido pela criadora até chegar à ideia de Avô árvore, menino pássaro. "Em 2012, eu estava em uma reunião, com minha mãe presente, na época com 93 anos. Lá também tinha uma criança brincando, a quem pedi que fosse dar um beijo na minha mãe, que adorava crianças. Ela me respondeu que não iria, porque não gostava de velho. Aquilo me impactou muito", lembra Padilha.

A tristeza de crianças pela perda de entes queridos para a covid-19 e o tema das vivências com alguém que sofre de Alzheimer tiveram encontro com a obra de Manoel de Barros, autor modernista, morto em 2014, conhecido pelos versos recheados de considerações existenciais. "Comecei a ler a poesia dele e vi que algumas coisas não se conectavam, mas se conectavam ao mesmo tempo. Entrei em contato com o Claussen e entreguei a minha ideia e todo um material para ele. O que ele me devolveu foi uma obra de arte. Fiquei encantada".

Poética, mas não dramática, a peça, que tem quatro atores em cena, não tem música. "Tem som. Um percussionista brinca com as situações no palco ao longo do espetáculo", antecipa Padilha, que ressalta a intenção de jogar luz em uma relação afetiva protagonizada por um menino e seu avô, diferente do que é mais comumente visto na dramaturgia, onde a relação com a avó ou a mãe é mais recorrente.

Além de Sant'Anna e Vieira, Daiane Rocha e Mateus Papa também compõem o elenco em cena. Os ingressos gratuitos para o espetáculo precisam ser retirados previamente pelo perfil da companhia no Instagram: @teatromapati.

Espetáculo Avô árvore, menino pássaro, da Cia Teatral Mapati

Aos domingos, de 3 a 24 de abril e de 1º a 8 de maio, às 17h, no Teatro Mapati, localizado na 709 Norte, Bloco K, casa 5. Gratuito. Classificação indicativa: 5 anos.

*Estagiário sob supervisão de Severino Francisco

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação