Teatro

Conflitos humanos aproximam realidades distintas em espetáculo teatral

'Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol,' em cartaz no Teatro Galpão, traz dois personagens de origens socioculturais distintas para falar das semelhanças humanas

Nahima Maciel
postado em 06/04/2022 06:00 / atualizado em 06/04/2022 11:19
Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol, em cartaz no Teatro Galpão -  (crédito: Gabriel Ikeda)
Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol, em cartaz no Teatro Galpão - (crédito: Gabriel Ikeda)

Duas mulheres aguardam em uma parada de ônibus. As duas têm origens socioculturais muito diferentes, mas engrenam num diálogo no qual há mais em comum do que diferenças. Uma delas é rica e a primeira dúvida que se coloca é o que faz em uma parada de ônibus. A partir desse conflito, a dramaturga Claudia Andrade desenvolve o conflito de Trilhas, noite cheia de lua de sol, peça em cartaz no Teatro Galpão do Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul a partir de hoje.

  • Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol, em cartaz no Teatro Galpão, de Claudia Andrade Gabriel Ikeda
  • Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol, em cartaz no Teatro Galpão, de Claudia Andrade Gabriel Ikeda
  • Peça Trilhas, noite cheia de lua de sol, em cartaz no Teatro Galpão, de Claudia Andrade Gabriel Ikeda

O texto da peça nasceu em 2017, durante uma oficina de dramaturgia que Claudia decidiu enfrentar como um desafio. Sob a supervisão de Maurício Arruda, da Cia. Armazém, ela criou a história de Silvia e Gimena, cujo encontro inusitado é o caminho para a autora abordar temas como as relações com o universo do domínio masculino, as relações familiares, as paixões, as dores e os amores comuns a todos os seres humanos.

Para Claudia, escolher personagens de diferentes origens sociais era uma maneira de falar de sentimentos comuns à humanidade. "Minha proposta é desconstruir esses padrões estigmatizados que temos, de que porque a mulher é rica não sofre. E porque é simples não pode ter conhecimento. E é mexer com o universo feminino, é uma peça de mulheres onde a gente traz temas comuns a todas nós", explica. "O que quero mostrar é que não importa de onde a gente vem, somos todos seres humanos independente do que esse tema constrói pra gente e que podemos romper muita coisa, cabe a gente romper isso."

Claudia está no elenco da peça, ao lado das atrizes Eloisa Cunha e Genice Barego, todas preparadas pelo diretor Humberto Pedrancini em um processo que passou por vários ajustes e mudanças. A oficina que deu origem a Trilhas, noite cheia de lua de sol foi realizada com verbas do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), mas precisou enfrentar cancelamentos de edital e uma pandemia que esvaziou a equipe de produção. Até o texto passou por mudanças. "O texto de 2017 para o texto de hoje é outro devido a uma análise técnica que Humberto Pedrancini fez comigo em 2019 e a contribuição de várias pessoas da equipe que passaram. Esse texto tem muitas mãos e mentes", avisa Claudia.

Confira vídeo com cenas da peça:

Trilhas, noite cheia de lua de sol

Teatro Galpão - Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul. De hoje
até 10 de abril, de quarta à sábado - 20h/domingo - 19h. Ingressos:
R$ 10 e R$ 5,00 (meia).
Classificação indicativa: 16 anos

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação