Homenagem

Espaço Cultural Renato Russo homenageia TT Catalão, Hugo Rodas e Orlando Brito

Ao longo dos meses de abril e maio, os artistas locais TT Catalão, Hugo Rodas e Orlando Brito serão homenageados pelo Espaço Cultural Renato Russo

Correio Braziliense
postado em 19/04/2022 13:19 / atualizado em 19/04/2022 13:20
Hugo Rodas passa a dar nome ao Teatro Galpão -  (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)
Hugo Rodas passa a dar nome ao Teatro Galpão - (crédito: Tony Oliveira/Agência Brasilia - 25/4/21)

O Espaço Cultural Renato Russo irá homenagear, ao longo dos meses de abril e maio, a memória de três grandes artistas da cultura brasiliense que morreram nos últimos dois anos: o poeta e ativista cultural TT Catalão, o diretor de teatro Hugo Rodas e o fotógrafo Orlando Brito.

O poeta, ativista e artista visual TT Catalão é o primeiro a ser homenageado. Nesta quinta-feira (21/4), a Gibiteca do local, que será reinaugurada após nove anos sem atividade, será rebatizada como Gibiteca TT Catalão. Entre os anos de 1993 e 1997, o artista foi gestor do Espaço Cultural Renato Russo, além de ter doado seu acervo de quadrinhos para que o espaço entrasse em funcionamento. Catalão morreu em janeiro de 2020, aos 71 anos, vítima de hepatite fulminante e insuficiência renal.

Já o mês de maio contará com uma cerimônia de duplo batismo. O Teatro Galpão se tornará Teatro Galpão Hugo Rodas e a Praça Central, onde ocorrem frequentes exposições fotográficas, será renomeada como Galeria Orlando Brito. Na última quarta-feira (13/4), o diretor de teatro Hugo Rodas morreu, aos 82 anos, após lutar contra um câncer por três anos e sofrer um AVC. Em março, o fotógrafo Orlando Brito morreu, aos 72 anos, devido a uma falência múltipla dos órgãos, depois da realização de uma cirurgia no intestino.

Dessa forma, os três homenageados somam-se a outros artistas celebrados, como o pintor Rubem Valentim, que dá nome a uma das galerias do Espaço Cultural, e o multiartista Marco Antônio Guimarães, que dá nome ao cine-teatro de 150 lugares.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação