Exposição

Casa Afrolatinas recebe obras da Residência Conexão Cerrado no domingo

Iniciativa da Kali Coletiva Feminista contempla artistas negras, indígenas, LBTs e periféricas; evento contará com show de Martinha do Coco

*Andrea Malcher
postado em 27/05/2022 16:18 / atualizado em 27/05/2022 16:19
A mostra será realizada no Varjão, neste domingo -  (crédito: Nara Oliveira)
A mostra será realizada no Varjão, neste domingo - (crédito: Nara Oliveira)

A Casa Afrolatinas, no Varjão, recebe a mostra cultural proveniente da II Residência Artística Feminista Conexão Cerrado, no domingo (29/5). A experiência contou com 28 selecionadas, que terão seus trabalhos expostos na ocasião. 

As obras são resultado da imersão artística que aconteceu no fim de abril, promovida pela Kali Coletiva Feminista. O objetivo foi proporcionar o intercâmbio cultural entre artistas locais e de Goiás, com o Cerrado como inspiração. “A residência também é um grito de resistência, onde a arte e a beleza realizadas pelas mulheres se torna um ‘artevismo’ na nossa existência”, diz Cleudes Pessoa, curadora e membro da Kali.

Segundo Pessoa, o segundo Conexão Cerrado aconteceu após a exposição dos resultados da edição anterior, no fim de abril. “A mostra propiciou uma imersão de criação artística das mais diversas. A exposição fotográfica (por exemplo) diz respeito ao registro que mulheres artistas do audiovisual fizeram, em uma conexão com o cerrado e essa temática de preservação e conservação do cerrado, da relação com ambiente e com a ancestralidade indígena e negra”, comenta.

O evento traz os resultados da experiência de troca, que contemplou mulheres negras, LBTs, periféricas e do campo. Pessoa reforça a importância da iniciativa, que valoriza e resgata a ancestralidade de mulheres negras e indígenas por meio da arte. “Vivemos em uma sociedade patriarcal e machista, as artes das mulheres, principalmente negras, indígenas e periféricas, não são visibilizadas. Esses espaços são úteis para fortalecer essas artistas”, afirma. “Para além de propiciar espaços criativos entre nós, mas também para fortalecê-las e gerar produtos que serão visibilizados com esse recorte”.

O evento é gratuito e a programação começa a partir das 14h. Para além de vídeos e exposição de ensaios fotográficos produzidos durante a residência, às 18h, haverá sarau de poesia, dança e performances, seguido de shows da cantora Juju Erê e com Martinha do Coco.

Serviço
Mostra Cultural da II Residência Artística Feminista Conexão Cerrado, domingo (29/5), a partir das 14h, em SHIN quadra 9 conjunto F lote 16 Varjão. Entrada franca

 *Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação