Fotografia

Exposição fotográfica de Davi Mello celebra a cultura popular do DF

O projeto desenvolvido pelo fotógrafo Davi Mello tem visitação aberta até agosto e busca preservar a memória cultural do DF

Maria Eduarda Toledo*
postado em 22/07/2022 11:38 / atualizado em 22/07/2022 11:39
Sibobiá a Gente Pimba: manifestação popular que ajuda a contar a história da cultura do DF -  (crédito:  Davi Mello)
Sibobiá a Gente Pimba: manifestação popular que ajuda a contar a história da cultura do DF - (crédito: Davi Mello)

Chega a Brasília, no dia 23 de julho, a exposição fotográfica PAREIADA — Memórias Brincantes das Culturas Populares do Distrito Federal, do fotógrafo Davi Mello. A exibição, realizada no Espaço Cultural Renato Russo, conta com 30 imagens que, juntas de estrofes de cordel escritas pelo artista em parceria com a poeta Keyane Dias, retratam as culturas populares da capital. A exposição permanece aberta para visitação até o final do mês de agosto, de terça a domingo, das 9h às 22h.

“Faz 10 anos que fotografo culturas populares e sempre fiquei intrigado com a quantidade de fotos que eu tinha. Chegou um momento em que disponibilizá-las apenas nas redes sociais me incomodou, porque elas (as redes sociais) tiram a atenção das pessoas”, destaca Davi, que se prepara para a sua primeira exposição solo.

O evento de lançamento ocorre neste sábado (23/7), a partir das 15h, e tem início com a palestra Memórias brincantes das culturas populares do Distrito Federal, na qual Davi Mello divide as experiências como fotógrafo. Logo depois, às 15h15, será realizada a roda de conversa Fotografia nas culturas populares: do visível ao invisível e, por fim, às 17h, o show de As Fulô do Cerrado finaliza a abertura da exposição. Toda a programação tem entrada livre e franca.

De acordo com Davi, a exibição é uma oportunidade de conhecer culturas que normalmente são invisibilizadas e é um chamado para a sua valorização. “Essas fotos são maneiras das pessoas valorizarem a cultura e pararem para refletir. É uma chance de conhecer algo novo que ao mesmo tempo faz parte da nossa vida. Vejo, dentro da minha experiência, que Brasília tem uma riqueza cultural muito grande, mas, às vezes, não é o que está difundido”, conta o fotógrafo.

Além do formato presencial, a exibição também será disponibilizada em um catálogo impresso e no site Pareada.com, a partir deste sábado (23/7). Nesse formato, além das fotografias e dos versos em cordel, também serão apresentados textos que narram a trajetória dos grupos e artistas brincantes registrados.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Exposição Pareiada
    Exposição Pareiada Foto: Reprodução
  • Lidi Leão exposição Pareiada
    Lidi Leão exposição Pareiada Foto: Davi Mello
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação