Fotografia

Angola e ancestralidade são temas de novo livro de Marisol Kadiegi

Fotógrafa lança ‘Em mim mora memórias de uma Angola’ em 27 de agosto, a partir das 19h30, no Instagram da editora Oribê

Correio Braziliense
postado em 12/08/2022 18:14
 (crédito: Imagem de Arquivo/Marisol Kadiegi)
(crédito: Imagem de Arquivo/Marisol Kadiegi)

Marisol Kadiegi, fotógrafa, jornalista e cineasta angolana e radicada no Brasil, lança o livro digital de memórias Em mim mora memórias de uma Angola, da editora Oribê, em evento online no dia 27. A obra surge a partir da necessidade de preencher uma lacuna de referências, em diversos campos de pesquisa, sobre o povo negro, bem como uma forma de preservar momentos vividos em Angola. Os registros foram feitos durante o retorno de Marisol ao país natal, entre 2007 e 2017.

A Guerra Civil angolana foi responsável pela saída da fotógrafa da terra natal, em 1976, logo no primeiro ano de conflito, que durou, entre cessar fogos, retomadas e acordos de paz, até 2002. Ela viveu 31 anos distante de seu país, inicialmente em Portugal e depois no Brasil. No livro, Angola é vista pelos olhos de uma de suas cidadãs, com imagens que remontam a ancestralidade, identidade, tradições e cultura presente nas lembranças da artista. “Foi também o meu encontrar. Cada filme que fazia, encontrava um pedaço de mim, perdido durante todos os anos de ausência”, afirma Marisol em comunicado à imprensa.

O livro é dividido em quatro capítulos “memórias”: Afrografias: as árvores da minha vida, percorrendo a relação de Marisol com as árvores angolanas; Caminhos, uma reflexão sobre e a estrada percorrida por corpos racializados; Povos de Angola, sobre origens e raízes; e Akokoto (crânio ou lugar sagrado onde são sacralizados os crânios de líderes tradicionais angolanos), em que relata a experiência vivida no sul do país, onde, durante um trabalho, foi levada ao local sagrado dos Akokoto.

Kadiegi já foi reconhecida com os prêmio de redação da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, com o livro Mulheres negras contam sua história; e Brasília 60 anos e Mulher Negra 2021, ambos por sua contribuição cultural e audiovisual, concedidos pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O lançamento online será na página do Instagram da editora Oribê, a partir das 19h30.

Serviço 

Lançamento do e-book Em mim mora memórias de uma Angola, dia 27 de agosto, a partir das 19h30 no Instagram da editora Oribê

 

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação