CARNAVAL

Primeira escola de samba feminina do Brasil desfila neste sábado (17/2)

A Turma da Paz de Madureira (TPM) vai estrear na série bronze do carnaval com enredo que enaltece mulheres da história brasileira

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira (TPM) é a primeira escola de samba feminina do Brasil -  (crédito: Divulgação/Vult)
Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira (TPM) é a primeira escola de samba feminina do Brasil - (crédito: Divulgação/Vult)

Há 10 anos buscando potencializar por meio da arte o papel feminino no carnaval, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma da Paz de Madureira (TPM) desfila, neste sábado (17/2), na via Intendente Magalhães. Com o enredo "Lugar de mulher é onde ela quiser", desfilado pela Império Serrano em 2020, a escola estreia na série bronze do carnaval ressaltando a força de mulheres que fizeram parte da história do país, como Dandara dos Palmares e Tereza de Benguela.

A apresentação, apoiada pela Vult, do Grupo Boticário, pode ser acompanhada pelas redes oficiais da marca e deve acontecer por volta das 23h. A TPM, que tem sede na estrada do Portela com a rua Pirapora, referência histórica da capital do Rio, é formada por mais de 600 mulheres. Com exceção de uma figura masculina, o mestre-sala, por regra da Superliga, a agremiação celebra o talento e a competência femininas.

Movidas pelo sonho de desfilar na Sapucaí, as integrantes destacam as dificuldades de manter a escola devido ao preconceito de gênero. “Sofremos preconceitos e perseguições, e temos dificuldade de ocupar nossos espaços, pois o 'não’ sempre chega primeiro. Um exemplo disso, é que quando homens veem mulheres tocando instrumentos mais pesados, olham torto ou questionam o seu gênero”, relata a fundadora e presidente da TPM, Bárbara Rigaud. “É uma luta cansativa e dolorosa, mas iremos vencer!”,

Além de investir em novos instrumentos e apoiar na criação de fantasias e alegorias, a Vult também produziu um filme sobre a agremiação, que foi exibido na última segunda-feira (12/2) durante os desfiles das escolas do Grupo Especial do RJ e está disponível nas redes sociais.

A produção das figuras de destaque da TPM também é assinada por mulheres. As participantes do programa 220 Vults, que capacita pessoas para atuar no ramo da beleza, participam da montagem das integrantes.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 17/02/2024 22:06
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação