Projeto cultural

Projeto do Mamulengo Fuzuê quer dar visibilidade ao teatro de bonecos

A iniciativa 'Viva o Mamulengo' irá oferecer várias atividades para o público ao longo de 2024

Além dos espetáculos, o programa terá oficinas, laçamento de livro e pesquisa  -  (crédito: Divulgação/Davi Mello)
Além dos espetáculos, o programa terá oficinas, laçamento de livro e pesquisa - (crédito: Divulgação/Davi Mello)

Para fortalecer o teatro de bonecos em Brasília, o grupo Mamulengo Fuzuê estreia o projeto Viva o Mamulengo. Ao longo de 2024, o programa promoverá diversas ações voltadas para a difusão do mamulengo entre as novas gerações por meio de vivências, pesquisa, espetáculos, oficinas, lançamento de livro e exposição. A programação começará no dia 22 de maio, com a apresentação A chegança da burrinha calunga, na Escola Classe 40 de Ceilândia.

O projeto prevê a restauração dos bonecos, figurinos e adereços que compõem o acervo do Mamulengo Fuzuê, realizada pela artista Maria Villar. Também serão realizadas três vivências de capacitação para os brincantes integrantes do grupo. Em paralelo, a doutora e bonequeira Izabela Brochado orientará o grupo em uma pesquisa teórica sobre o Teatro de Bonecos Popular do Distrito Federal. 

Até o final do ano, serão realizadas 10 apresentações autorais, duas oficinas de confecção de bonecos e duas de manipulação de bonecos. As atividades passarão por escolas públicas de Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente.No encerramento das atividades, a celebração de encerramento vai ocupar a Casa do Cantador, em Ceilândia, com o lançamento do livro e da exposição Mamulengo Patrimônio Brasileiro. 


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/05/2024 17:07
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação