BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA

Hermeto Pascoal terá aposentadoria reativada, garante INSS

Compositor e multi-instrumentista, Hernesto Pascoal usou as redes sociais para dizer que não conseguia sacar a aposentadoria

De acordo com o INSS, Hermeto Pascoal, 88 anos, não havia conseguido retirar sua aposentadoria porque o benefício estava desde 2021 sem ser movimentado ou sacado -  (crédito:  Festival de Brasília/Divulgação)
De acordo com o INSS, Hermeto Pascoal, 88 anos, não havia conseguido retirar sua aposentadoria porque o benefício estava desde 2021 sem ser movimentado ou sacado - (crédito: Festival de Brasília/Divulgação)

Após o Hermeto Pascoal — compositor e multi-instrumentista — denunciar, na quinta-feira (27/3), que a aposentadoria havia sido bloqueada pelo Instituto Nacional de Seguridade Nacional (INSS), o órgão reativou o benefício.

De acordo com o INSS, Hermeto Pascoal, 88 anos, não havia conseguido retirar a aposentadoria porque o benefício estava desde 2021 sem ser movimentado ou sacado. O INSS também esclareceu que o artista recebe aposentadoria por meio do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Confira a manifestação de Hermeto Pascoal:

Alerta

Hermeto Pascoal, além de queixar-se sobre a aposentadoria, usou as redes sociais para alertar à população sobre a preocupação do Estado em relação aos idosos brasileiros, "inclusive aqueles que dedicaram suas vidas à cultura brasileira".

Atenção

O INSS orienta que beneficiários devem movimentar ou sacar o benefício, pelo menos, em até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento. Caso não haja movimentação da aposentadoria, o recurso será devolvido ao banco.

"A devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação", justifica o INSS.

 

Caso de esquecimento

Se os recursos da aposentadoria do beneficiário sejam bloqueados, é preciso regularizar a situação. Para isso, recomenda-se acessar o site Meu INSS (site ou aplicativo) ou ligar no telefone 135 e solicitar o “pagamento de benefício não recebido”. 

 

Correio Braziliense
postado em 28/03/2025 15:55
x