LUTO

Famosos lamentam a morte do escritor e romancista Luis Fernando Verissimo

Personalidades foram às redes sociais para lamentar e homenagear morte do gaúcho, neste sábado (30/8), em decorrência de complicações oriundas de uma pneumonia

Famosos e diferentes personalidades brasileiras lamentaram, na manhã deste sábado (30/8), a morte do escritor, romancista e cartunista Luis Fernando Verissimo. Em decorrência de complicações oriundas de uma pneumonia, Veríssimo morreu na madrugada deste sábado, em Porto Alegre, aos 88 anos. 

A historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, conhecida como cofundadora da Companhia das Letras, relembrou a trajetória do cronista e celebrou o legado deixado por ele. "Luis Fernando Verissimo deixa um legado que atravessa gerações, com humor, inteligência e delicadeza. Ele soube rir do Brasil, mas também revelar suas dores", salientou.

O irmão Luiz Schwarcz, também cofundador da editora, e responsável por publicar grande parte da obra de Luis Fernando, foi outro a prestar homenagem. "Um autor amigo, comprometido com a melhor literatura e com as causas sociais do nosso país. Autor fidelíssimo que fará falta a todos da editora e a todo Brasil”. "Seu humor ímpar e estilo inconfundível fizeram de Verissimo uma das vozes mais importantes e criativas da literatura brasileira", complementou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O dramaturgo Walcyr Carrasco categorizou Verissimo como alguém de "vida simples, das emoções humanas mais verdadeiras, do cotidiano que só ele sabia transformar em obra". O jornalista e escritor Edney Silvestre se disse admirador do humor "cheio de farpas e doçura" de Luis Fernando. Era um homem de voz baixa, inteligência fulgurante, originalidade inigualável. Vale o clichê, que ele seguramente detestaria: vai fazer falta. Muita falta. Imensa falta", lamentou.

O cartunista Angeli, com uma postagem, manifestou soliedariedade à família de Luis Fernando. Além de mencionar os nomes da esposa e dos três filhos do escritos, ainda compartilhou uma ilustração feita ao gaúcho. 

Autor do romance Torto Arado, o escritor Itamar Vieira Junior homanegeou o colega. "Uma lágrima e muitas salvas, Mestre Luís Fernando Verissimo!", escreveu, nas redes sociais.

O ator e comediante Lúcio Mauro Filho publicou um texto nas redes. Além de exaltar Verissimo pela trajetória e pelas obras acumuladas durante a carreira, afirma que o escritor deixa "uma população de discípulos e admiradores que levam adiante o seu legado". Além disso, afirma que o autor foi o responsável por fazê-lo conseguir "ler um livro inteiro" na adolescência. 

  

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2025/04/7121170-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

 


 

Mais Lidas