
O músico Hermeto Pascoal morreu, na noite deste sábado (13/9), aos 89 anos. O artista estava internado no hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, desde o dia 30 de agosto com quadro de fibrose pulmonar.
O artista deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos. A morte foi anunciada no perfil do Hermeto no Instagram. De acordo com a publicação, o músico "fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música".
"No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música. Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta: escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva", diz a publicação. Confira
Confira a publicação no perfil do artista:
Em nota, o Hospital Samaritano Barra detalhou a internação do artista. “O compositor deu entrada no hospital no dia 30 de agosto para tratamento de complicações respiratórias derivadas de um quadro avançado de fibrose pulmonar. A despeito de todo suporte terapêutico , o quadro se agravou nas últimas horas, evoluindo para falência múltipla dos órgãos”, diz a nota do hospital.
- Leia também: Compositor Hermeto Pascoal ganha biografia pela editora Kuarup
- Leia também: Hermeto Pascoal lança disco em homenagem à companheira Ilza
Trajetória marcada por talento e sucesso
Nascido em Lagoa da Canoa em 1936, o alagoano Hermeto era compositor, instrumentista e tocava acordeão, flauta, saxofone, piano, entre outros instrumentos. Recebeu o apelido de "Bruxo", pelo talento que o permitia transformar qualquer barulho de objeto ou som inusitado em uma melodia marcante.
Hermeto fundou o Quarteto Novo e colaborou com ícones do jazz como Miles Davis. A prolífica produção musical, estimada em milhares de composições, reflete a criatividade inesgotável do compositor. Reconhecido internacionalmente, ele ganhou prêmios Grammy e até virou nome de rosa e de uma nova espécie de árvore.
- Leia também: Documentário faz perfil sonoro e imagético de Hermeto Pascoal
- Leia também: Hermeto Pascoal recebe título de Doutor Honoris Causa da Julliard
Hermeto foi três vezes vencedor do Grammy Latino e recebeu títulos de doutor honoris causa da Juilliard School, da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Alagoas.
Em maio de 2023, ao ser homenageado com o mais alto título da escola de ensino superior Julliard, em Nova Iorque, Hermeto foi apresentado pelo trompetista Miles Davis, um dos maiores nomes da história do jazz. Miles nomeou o brasileiro como "o músico mais impressionante do mundo".
Na entrega do título, o trompetista Wynton Marsalis também prestou homenagem ao brasileiro. “Um artista que mescla diversos instrumentos clássicos, mas também toca em xícaras de chá, objetos não reconhecidos, tudo aquilo que tocasse sua imaginação” disse o trompetista.
Saiba Mais
Pedro Grigori
Subeditor do Correio BrazilienseTrabalhou por quatro anos com reportagens investigativas de política e meio ambiente na Agência Pública. Ganhador do Prêmio CNT de Jornalismo em 2018 e 2023, e com menções honrosas no Prêmio da OMS/ICFJ, Prêmio Caesari, Prêmio de Direitos Humanos e CNH In
Diversão e Arte
Diversão e Arte
Diversão e Arte