Nascido na música, com quase 88 anos de som, o compositor e multi-instrumentista brasileiro Hermeto Pascoal ganha a primeira biografia escrita pelo jornalista Vitor Nuzzi (autor de Geraldo Vandré — Uma Canção Interrompida, finalista do Prêmio Jabuti) e publicada pela editora e produtora Kuarup.
Intitulado Quebra Tudo — A arte livre de Hermeto Pascoal, o livro é resultado de mais de 50 entrevistas e anos de pesquisa do jornalista paulistano. A obra tem prefácio do pesquisador Tárik de Souza e posfácio do professor Paulo Tiné.
Nascido em Olho D'Água em 1936, Hermeto embarcou em uma jornada musical que o levou de Recife para o mundo. Fundou o Quarteto Novo e colaborou com ícones do jazz como Miles Davis. A prolífica produção musical, estimada em milhares de composições, reflete a criatividade inesgotável do compositor. Reconhecido internacionalmente, ele ganhou prêmios Grammy e até virou nome de rosa e de uma nova espécie de árvore. Com o grupo, continua a desafiar fronteiras e encantar audiências ao redor do globo.
Serviço
Quebra tudo! — A Arte Livre de Hermeto Pascoal
De Vitor Nuzzi. Editora Kuarup, 280 páginas. R$ 50
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br