Correio Talks

Negócios e academia precisam andar juntos, diz superintendente do Sebrae-DF

Com a união do conhecimento produzido dentro das universidades brasileiras e a vivência empreendedora, Valdir Oliveira acredita que haverá um ambiente mais favorável ao empreendedorismo. Ele participou do Correio Talks Sebrae Inova Digital 2021 nesta quinta-feira (2/11)

Taísa Medeiros
postado em 02/12/2021 18:30 / atualizado em 02/12/2021 18:30
 (crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
(crédito: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O diretor superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira, defendeu nesta quinta-feira (2/11) a parceria entre empreendedores e as universidades brasileiras. Segundo ele, há um gap entre quem gera os negócios e quem produz o conhecimento; na sua opinião, são dois mundos que deveriam caminhar lado a lado. Valdir participou do Correio Talks de hoje, que repercutiu os temas discutidos durante o evento do Sebrae Inova Digital 2021 ocorrido entre os dias 23 e 25 de novembro. 

“Nós temos uma dificuldade já vencida no mercado dos Estados Unidos, por exemplo. Quando se inicia um curso superior, as empresas vão até lá, conhecem as pessoas que estão entrando e começam um ‘namoro’. Os estudantes já saem de lá com emprego garantido”, exemplificou o diretor do Sebrae, que acredita que o diálogo deve partir tanto das empresas quanto da academia. Para ele, as universidades precisam conversar com empresários para além dos espaços das incubadoras.

As incubadoras, iniciativas que buscam apoiar e incentivar o empreendedorismo, costumam ter atendimento limitado. Valdir defendeu no seminário de hoje que, por conta destas limitações, a melhor estratégia é trazer o empresário para dentro da universidade. “A solução é trazê-lo, com uma linguagem simples e pragmática, mostrando a importância do que é desenvolvido na academia, para melhorar o universo deste empreendedor”, explicou.

Além disso, o superintendente destacou a necessidade da presença digital para empresas de todos os portes. “Se você não se inserir nesse mundo terá uma dificuldade enorme em continuar no mercado”, argumentou.

O Sebrae-DF presta apoio aos empreendedores que têm dificuldades em mexer com ferramentas digitais, para que possam também estar presentes na web e nas redes sociais.

Sobre o evento

A pandemia da covid-19 acelerou o processo de inserção tecnológica na sociedade, abrindo mais portas para novas visões, como o empreendedorismo e a comunicação. O Correio Talks desta quinta-feira repercutiu os temas discutidos durante o evento do Sebrae Inova Digital 2021, que reuniu as principais autoridades nacionais e internacionais de Tecnologia e Empreendedorismo, Comunicação, Liderança e Hiperconectividade. O evento foi mediado pelo editor de Política e Economia do Correio, Carlos Alexandre, e contou ainda com as participações da decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter; e do consultor de Inovação e Gamificação, Iuri Costa.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE